NOTÍCIA | FERROVIA

Autoridades se reúnem em Água Boa na sexta-feira para debater FICO

Autoridades se reúnem em Água Boa na sexta-feira para debater FICO

Por: Midia News // DA REDAÇÃO
Publicado em 07 de Novembro de 2013 , 09h27 - Atualizado 07 de Novembro de 2013 as 09h27


Acontecerá nesta sexta-feira (08), no município de Água Boa, o Seminário "A implantação e ampliação da malha ferroviária no estado de Mato Grosso", especificamente sobre a implantação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO).

 

A Ferrovia ligará Lucas do Rio Verde-MT a Campinorte-GO. A realização do seminário foi requerida pelo deputado federal Valtenir Pereira (PROS), que é integrante da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

 

A apresentação técnica sobre o projeto, incluindo trechos, extensão, edital, licenciamentos, regras, modelos de concessão e custos, ficará por conta dos engenheiros Bruno Rotta Junior, assessor técnico da Gerência de Projetos de Infraestrutura da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), e Clauber Santos Campelo, da Superintendência de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

 

O debate ainda contará com a participação e contribuição do secretário de Logística Intermodal de Mato Grosso, Francisco Vuolo, e o diretor de Implementação de Programas e de Gestão dos Fundos da Sudeco, Cleber Ávila, além das autoridades locais.

 

O deputado Valtenir Pereira destacou no primeiro Seminário realizado em Lucas do Rio Verde, no dia 5 de outubro, a importância e a necessidade de assegurar o desenvolvimento do projeto e classificou da implantação da Ferrovia como imprescindível.

 

“Essa ferrovia é mais do que importante, é necessária. Nós temos aqui o desenvolvimento e precisamos baratear o custo da produção. O frete é um dos grandes vilões e, através do transporte ferroviário é que vamos atingir os objetivos. Hoje nós temos um verdadeiro trem de pneus carregando a produção de Mato Grosso, que cresce a cada ano. Precisamos, o mais rápido possível, colocar a FICO, pelo menos de Lucas a Uruaçu, funcionando a pleno vapor”, evidenciou Valtenir.

 

O projeto da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste prevê extensão de cerca de 1.065 km, passando por 16 municípios, sendo sete de Goiás e nove de Mato Grosso. Os investimentos estimados estão na ordem de pouco mais de R$ 6 bilhões. Os municípios mato-grossenses por onde passarão os trilhos são: Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Canarana, Água Boa, Nova Nazaré e Cocalinho.

 

O seminário será realizado no dia 8 de novembro, das 14 às 18 horas, na Câmara Municipal de Água Boa - Plenário José Nogueira Paniago. 

Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br