NOTÍCIA |

Alemanha restabelece medidas de controle nas fronteiras

Circulação de trens entre Alemanha e Áustria foi suspensa.

Por: G1
Publicado em 14 de Setembro de 2015 , 08h07 - Atualizado 14 de Setembro de 2015 as 08h07


O ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maiziere, anunciou neste domingo (13) a reintrodução provisória de controles nas fronteiras para "conter o fluxo de refugiados que chegam à Alemanha". Segundo ele, "centenas" de policiais serão mobilizados.

"A Alemanha introduz provisoriamente controles em suas fronteiras, em particular com a Áustria", indicou o ministro em Berlim, depois que nas duas últimas semanas 63.000 imigrantes chegaram a Munique, principal porta de entrada na Alemanha. "Também é absolutamente necessário por razões de segurança", acrescentou o ministro em uma breve declaração à imprensa.

Em comunicado, a Comissão Europeia afirmou que a Alemanha parece estar legalmente justificada em restituir controle de fronteiras neste domingo, especialmente em sua divisa com a Áustria, e disse que isso mostrou a necessidade de os países do bloco definirem uma abordagem comum à questão dos refugiados.

"A reintrodução temporária dos controles de fronteira entre os estados-membros é uma possibilidade excepcional explicitamente prevista e regulada pelo código de fronteiras Schengen, em caso de uma situação de crise", disse a Comissão Europeia em comunicado. "A situação atual na Alemanha, à primeira vista, parece ser uma situação abrangida pelas regras".

Na segunda-feira (14), os ministros do Interior e da Justiça da União Europeia se reúnem de emergência para analisar a questão.
 
Controles policiais

 

Segundo o "Kronen Zeitung", Berlim informou a Viena que ainda neste domingo começará a realizar controles policiais para "comprovar imediatamente quem tem direito a asilo", num momento em que cidades como Munique já estão se declarando "transbordadas" pela chegada de refugiados.

 
Esse jornal cita fontes governamentais austríacas ao explicar que a chanceler alemã, Angela Merkel, garantiu por telefone a seu colega austríaco, Werner Faymann, que não se produzirá uma situação de caos.

A expectativa é que neste domingo entrem na Áustria outros 10 mil refugiados que chegam da Hungria seguindo a chamada rota dos Bálcãs a partir de países em conflito do Oriente Médio e da Ásia.

Trens
As ferrovias alemãs Deutsche Bahn anunciaram a suspensão do tráfego procedente e com destino à vizinha Áustria até as cinco da manhã de segunda-feira (00h00 de Brasília), após a decisão do governo alemão de restabelecer os controles nas fronteiras.

"Deutsche Bahn suspende a circulação ferroviária entre Áustria e Alemanha até segunda-feira às cinco da manhã", indicou a empresa em um comunicado.

Soluções de emergência
Também neste domingo, o governo do estado federado da Baviera, no sul da Alemanha, reúne-de forma extraordinária para buscar soluções de emergência para atender aos milhares de refugiados que seguem chegando da Áustria.

"Devido aos números registrados ontem (sábado), está claro que alcançamos o limite extremo da nossa capacidade para acomodar os solicitantes de asilo que chegam à cidade após atravessar os Balcãs, a Hungria e a Áustria", declarou um porta-voz da polícia de Munique à agência France Presse.

Segundo números fornecidos pela polícia, apenas no sábado chegaram à estação central de Munique, a capital bávara, 12.200 solicitantes de asilo, aos quais se somaram outros 750 no começo da manhã deste domingo.

O prefeito da cidade, o social-democrata Dieter Reiter, lançou no sábado um alerta por não contar com suficientes vagas para alojar a todas as pessoas que chegam da Hungria através da Áustria.

Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br