NOTÍCIA | Horário de verão

A partir de domingo, Mato Grosso entra no horário de verão

A partir de domingo, Mato Grosso entra no horário de verão

Por: Midia News // DA REDAÇÃO//LISLAINE DOS ANJOS
Publicado em 16 de Outubro de 2012 , 10h20 - Atualizado 16 de Outubro de 2012 as 10h20


Os mato-grossenses já podem começar a se preparar para adiantar os relógios em uma hora e acordar mais cedo, a partir da próxima semana.

 

Terá início, à meia-noite do próximo domingo (21), a 42ª edição do Horário de Verão, que irá durar até o dia 17 de fevereiro de 2013.

 

O objetivo do horário especial é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de uso da luz solar, para economizar energia.

 

A medida alivia a demanda sobre as redes de transmissão de energia, principalmente entre as 18h e 21h (horário em que o consumo aumenta).

 

A economia no uso de energia elétrica pode chegar a 5% e, como fica menos tempo com a lâmpada acesa, o consumidor pode sentir o reflexo do horário de verão na fatura mensal de consumo.

 

Apesar dos números não parecerem significativos quando analisados separadamente, quando somados aos resultados dos demais estados que também participam da medida, auxiliam em uma folga para o SIN (Sistema Interligado Nacional), principalmente no horário de ponta.

 

Economia em Mato Grosso

 

A Rede Cemat (concessionária de energia elétrica em atuação no Estado) deverá divulgar, ainda esta semana, as expectativas de economia de consumo para o período.

 

Na última edição, porém, o consumo de energia no horário de ponta sofreu redução de 4,2% e ficou dentro do esperado.

 

A última edição teve 133 dias de duração e, como os dias passaram a ter duração de 14 horas durante quatro meses, Mato Grosso economizou 24.600 MWh de energia, quantidade suficiente, por exemplo, para abastecer a cidade de Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá) por 13 meses.

 

No ano passado, a Cemat afirmou que as ondas fortes de calor no final do ano e as chuvas fora de época durante o período aumentaram a demanda e impediram uma economia ainda maior.

 

Reflexo nas eleições

 

Com o horário de verão em vigor, 13 capitais brasileiras irão terminar a votação do 2º turno das eleições deste ano mais tarde, quando leva-se em conta o horário oficial do país, em Brasília.

 

Em Cuiabá, a votação será encerrada com uma hora a mais em relação à hora de Brasília.

 

Já em algumas cidades no Norte do país, por exemplo, a votação será encerrada com até duas horas de diferença.

Exatas Contabilidade
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br