NOTÍCIA | Biometria

TRE iniciou nesta segunda-feira cadastro biométrico em Lucas do Rio Verde

TRE iniciou nesta segunda-feira cadastro biométrico em Lucas do Rio Verde

Por: Assessoria de Comunicação do TRE-MT
Publicado em 26 de Agosto de 2013 , 03h30 - Atualizado 26 de Agosto de 2013 as 03h30


O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, esteve na manhã desta segunda-feira (26/08) em Lucas do Rio Verde (MT) para participar da cerimônia de abertura da revisão biométrica no município. "Fiz questão de vir pessoalmente a Lucas do Rio Verde para convocar a população a participar do cadastramento biométrico. Os eleitores serão identificados por meio de suas digitais e imagem (foto), o que torna o processo eleitoral ainda mais seguro e transparente", frisou o desembargador Juvenal Pereira.

A partir de desta segunda-feira, os 33.349 eleitores de Lucas do Rio Verde já podem procurar um dos postos de atendimento para o cadastramento biométrico.

Ao todo serão três postos de atendimento, que somados possuem capacidade para atender até 507 eleitores por dia, com agilidade e conforto. Assim, para que não haja filas extensas e consequente demora no atendimento, é importante que os cidadãos não deixem para procurar o posto eleitoral nas últimas semanas da revisão.

Para o cadastramento o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado. No caso de cidadão com 18 anos ou mais que queira se alistar como eleitor, também é obrigatório apresentar o certificado de reservista.

O eleitor que não se cadastrar terá o título cancelado e sendo assim, ficará impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, documento este indispensável para o exercício de alguns direitos, entre eles: tirar passaporte, fazer inscrição em estabelecimentos de ensino superior, tomar posse em cargo público e receber benefícios sociais do Governo Federal, como Bolsa Família.

A 21ª Zona Eleitoral será responsável pela realização da revisão biométrica em Lucas do Rio Verde.

Veja onde são os postos de atendimento:

O atendimento será realizado na Prefeitura Municipal e na Escola Cecília Meireles.

A prefeitura está localizada na avenida América do Sul, n. 2500-s, bairro Parque dos Buritis 10. E a escola Cecília Meireles está localizada na Rua Amazonita, n 1026-n, Bairro Tessele Jr.

O Cartório Eleitoral, situado na Rua Paranapanema, nº 1845-s, Galeria Brasil, salas 01 e 02, no bairro Jardim das Palmeiras, fará o atendimento exclusivo para idosos, gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo e deficientes físicos.

Autoridades destacam benefícios do cadastro biométrico @

As autoridades presentes à abertura do cadastro biométrico dos eleitores de Lucas do Rio Verde destacaram que o cadastramento biométrico de eleitores torna o processo eleitoral ainda mais seguro e transparente.

De acordo com o Presidente do TRE, desembargador, Juvenal Pereira da Silva, a revisão biométrica trará benefícios para toda sociedade luverdense, pois ao identificar o eleitor por meio de suas digitais, será impossível um eleitor votar no lugar do outro.

"Às vezes o candidato que perdeu uma eleição questiona judicialmente a validade e segurança dos votos e alegam que um eleitor votou no lugar do outro. Essa situação causa nos candidatos eleitos certa intranquilidade para dar prosseguimento na gestão, por não saber se continuarão no cargo ou não. Assim, fica o eleito envolvido em questões judiciais, enquanto poderia estar dispondo de sua força e do seu intelecto em prol da sociedade que o elegeu. Com a biometria, estes questionamentos perderão força, pois será impossível um eleitor votar no lugar de outro. Por outro lado, o eleitor terá consciência de que seu voto foi computado para o candidato que entendeu capaz de representá-lo na gestão municipal ou no legislativo", ressaltou o presidente.

Presente na cerimônia, o juiz da 21ª Zona Eleitoral de Lucas do Rio Verde, Cassio Luis Furim, garantiu ser uma honra receber os trabalhos da revisão biométrica, pois ela torna o sistema de votação muito mais seguro. "A tecnologia da Justiça Eleitoral é eficiente e copiada por outros países. Por isso, conto com a colaboração de todos e a presença em massa dos eleitores do município".

A segurança que traz o cadastramento biométrico também foi destacada pelo promotor eleitoral Paulo Henrique Amaral Motta. Ele contou que antes de exercer a promotoria, foi analista do TRE e que na época ficou entusiasmado com a tecnologia utilizada em todo o processo eleitoral. "Entendo que a revisão biométrica tornará aquilo que era seguro ainda mais seguro, e aquilo que era imune à fraude ainda mais imune. Não é a toa que a Eleição no Brasil é considerada uma das mais seguras no mundo".

Ao final da cerimônia, o presidente do Tribunal agradeceu o apoio dos Poderes Legislativo e Executivo de Lucas do Rio Verde que se colocaram à disposição da Justiça Eleitoral para firmar parcerias em prol da revisão biométrica no município.

"Lucas do Rio Verde se orgulha e acolhe essa iniciativa da Justiça Eleitoral, que busca melhorar as condições para que os eleitores cada vez mais tenham a tranquilidade de votar e saber que seu voto vai refletir na realidade e no futuro de seu município. Por isso, a Prefeitura está à disposição por entender que a revisão biométrica é do interesse da nossa sociedade", destacou o prefeito Otaviano Olavo Pivetta.

Outras autoridades participaram da cerimônia, entre elas: o Presidente da OAB, Abel Sguarezzi; o Juiz Diretor do Fórum, Gleidson de Oliveira Grisoste Barbosa, a Juíza Titular da Vara do Trabalho, Emanuele Pessati Siqueira e o Diretor da Faculdade La Salle, Nelson Antonio Bordignon.

Sicredi
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br