NOTÍCIA | Diálogo

Secretário Marco marrafon visita escolas ocupadas e garante a alunos discussão sobre PPPs

Marrafon negou que proposta irá privatizar o ensino no Estado

Por: Redação Folha Max
Publicado em 30 de Maio de 2016 , 06h40 - Atualizado 30 de Maio de 2016 as 06h40


Para abrir diálogo e buscar reaproximação com a classe estudantil que protesta contra o projeto de implantação do modelo de Parceria Público-Privada (PPP) nas escolas estaduais, o secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon, visitou nesse domingo (29), a Escola Elmaz Gattas Monteiro, localizada em Várzea Grande. A visita foi pela manhã e representou o primeiro encontro entre o secretário de Estado e o grupo de estudantes contrários ao projeto proposto pelo Estado em que há cooperação entre os setores público e privado.

Durante a conversa com os alunos, Marco Marrafon tratou de esclarecer equívocos gerados após o anúncio da intenção do Governo do Estado em realizar a PPP na manutenção e construção de novas escolas estaduais. No momento, ainda em processo de discussão e antes de passar pelo debate com a sociedade, a proposta de parceria público privada contempla 76 escolas estaduais. São 31 construções de novos prédios, sendo que desses 11 funcionam atualmente em imóvel alugado e dessa forma, passariam a ter sede própria, e 20 seriam novas unidades. As reformas e/ou ampliação são propostas para 21 escolas e em outras 24 que já estão sendo em fase de conclusão de construção, o projeto é de que iniciativa privada faça a operacionalização, que inclui manutenção da infraestrutura. A proposta prevê ainda reforma de 13 e construção de dois Cefapros (Centro de Formação de Professores).

O secretário de Educação se apresentou aberto para tirar dúvidas dos alunos e declarou que nessa semana quer novamente se reunir com o grupo para um encontro formal. Essa mesma aproximação com os estudantes foi feita também nas escolas Marlene Marques de Barros, Ubaldo Monteiro, ambas em Várzea Grande, onde há igualmente existe grupo de alunos ocupando a escola como forma de protesto. Na passagem por essas duas escolas, o diálogo foi reforçado.

Na escola Elmaz Gattas, a primeira a ser ocupada em manifesto,  os estudantes solicitaram uma audiência com o também secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas. A intenção é tratar do assalto que ocorreu na madrugada de sábado (28.05) contra os estudantes. Sobre esse assunto, o secretário de Educação adiantou que irá intermediar essa conversa e explicou aos estudantes que não há uma decisão sobre o futuro da Parceria Público-Privada (PPP) nas escolas estaduais. Marco Marrafon explicou novamente que o projeto ainda está sendo formatado é pela ‘MT Par’ e que ele será ainda debatido em audiências públicas, para ser avalizado pela sociedade.

Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br