NOTÍCIA |

Saúde confirma primeiro caso de Zika Vírus no estado

Morador de Cuiabá, homem de 52 anos foi diagnosticado com o vírus

Por: Midia News
Publicado em 09 de Setembro de 2015 , 11h28 - Atualizado 09 de Setembro de 2015 as 11h28


A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirma o primeiro caso de Zika Vírus ocorrido em Mato Grosso. Trata-se de um homem de 52 anos, morador do bairro Nossa Senhora Aparecida, em Cuiabá, que apresentou sintomas em julho deste ano. Ele passa bem. 

 

A amostra de sangue do paciente foi enviada ao laboratório Evandro Chagas, no Pará, que confirmou a contaminação pelo vírus. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a febre chikungunyia . 

 

Já foram enviadas para diagnóstico diferencial 160 amostras ao MT Laboratório, destas 45 encontra-se em análise, 68 exames foram descartados por ausência de critérios clínicos epidemiológicos. 

 

Trinta e três estão aguardando triagem e 14 exames foram liberados, sendo um positivo. 
 


Os sintomas da zika vírus, dengue e febre chikungunyia, são parecidos. Geralmente, o paciente apresenta febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de manchas na pele.

 

A fotofobia é uma das características diferenciais da doença, assim como manchas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, e conjuntivite sem secreção e coceira. 

Cuidados 


 

A eliminação dos criadouros ainda é a principal ação no combate às doenças. A principal medida de prevenção é evitar água parada em qualquer tipo de recipiente.

 

Além disso, é preciso manter os quintais e terrenos sempre limpos e as caixas d´águas devidamente fechadas. Recomenda-se ao paciente que apresentar sinais e sintomas das doenças procurar imediatamente os serviços de saúde e evitar o uso medicamentos sem prescrição médica.

Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br