Representantes de MT, Bolívia e Chile discutem criação de traçado que liga ao Pacífico
Fórum de Integração Comercial Sul Americana realizado nesta sexta-feira (21), em Cáceres,
Frum de Integrao Comercial Sul Americana realizado nesta sexta-feira (21), em Cceres, com a participao de representantes pblicos da Bolvia e Chile possibilitou estreitar os laos entre os pases andinos, em prol do melhoramento da logstica de transporte terrestre e porturio. A iniciativa do Rotary Clube de Cceres retoma o projeto engavetado desde 1993.
Geraldo Leo, coordenador da proposta, destacou durante o evento, que o projeto uma alternativa vivel para o escoamento da produo do Estado, grande celeiro do mundo. Em sua palestra, ele traou de forma aproximada, as zonas de influncia que seriam mais beneficiadas com sadas para o Pacfico.
O prefeito Jorge Soria Quiroga, da cidade porturia de Iquique (Chile) reiterou que a integrao traria riqueza aos povos dos pases envolvidos e defendeu a criao de corredores visando unir as naes. Com o mnimo de investimento podemos terminar alguns trechos interligando os corredores rodovirios e ferrovirios e isso ser possvel com a unio dos presidentes dos trs pases, disse Sria.
Emilio Tamayo, cnsul da Bolvia em Mato Grosso observou que essa articulao acontece em um bom momento e disse que a Bolvia est aberta para participar da integrao que dever trazer inmeros benefcios.
Ezequiel Fonseca, deputado estadual representando a Assembleia Legislativa frisou que a rota ser a realizao de um sonho, pois alavancaria a regio sudoeste, como zona de produtividade. Queremos essas rodovias chegando at o Chile em perfeitas condies e os portos em funcionamento. Sou um incentivador e defensor do projeto, justificou.
Tambm participaram do evento, Washington Calado, presidente do Rotary em Cceres; Renato Roster, governador do Rotary; prefeito de Cceres, Francis Maris; representante da AMM, Darci Lovato; representante do CREA, engenheiro Adilson Reis; presidente da Cmara de Cceres, Alvasir Alencar e demais vereadores; prefeito de Porto Esperidio, Z do PT e vereadores, representante da FIENT e SINTEP, Davi Ferreira de Carvalho e demais autoridades representando a Aprosoja, OAB e FAPAM.
Leo em sua explanao acrescentou que o Brasil est incrementando o seu comrcio exterior com os pases do Oriente, no entanto, apontou a necessidade de sadas rodovirias para o Oceano Pacfico com estradas pavimentadas e confiveis, de modo a baratear os fretes globais.
Segundo ele, os mercados do Pacfico, em especial do Japo, China e dos Tigres Asiticos (Coria do Sul, Taiwan e Cingapura), vm crescendo progressivamente, bem como a produo de gros nas regies Centro-Oeste e Norte. Porm, sem adequadas sadas para o Pacfico, o Brasil perde valiosas rotas para participar deste comrcio crescente. Alm disto, estas sadas facilitariam tambm o intercmbio com a costa oeste dos EUA, bem como impulsionariam o comrcio regional na Amrica do Sul.
O engenheiro Geraldo Reis acrescentou que os produtos brasileiros oriundos de Mato Grosso, atualmente exportados pelos portos do Atlntico, esto com a sua competitividade ameaada. Pois alm dos longos percursos rodovirios, a m conservao das estradas est causando o encarecimento dos fretes. Por outro lado, as tarifas porturias em Santos e em outros portos do litoral brasileiro so consideradas altas para padres mundiais, alm do congestionamento verificado.
Ao final do evento, foi elaborada uma ata com a constituio de uma comisso de carter internacional, onde um representante a ser escolhido por cada entidade ou rgo acompanhe o desenrolar e o desenvolvimento do projeto.
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