NOTÍCIA | Efeito chuva

Prefeitos pedem ajuda para amenizar os estragos das chuvas

Por: Agência de Notícias da AMM/ Assessoria da Prefeitu
Publicado em 25 de Fevereiro de 2014 , 08h16 - Atualizado 25 de Fevereiro de 2014 as 08h16


Prefeitos do Alto Teles Pires se reuniram nesta segunda-feira (24) no Sindicato Rural de Sorriso, em busca de soluções que ajudem a amenizar a situação provocada pelo excesso de chuvas na região. Participaram da reunião o secretário de Política Agrícola do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, líderes políticos dos municípios de Tapurah, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã, representantes do Sindicato Rural, da Aprosoja, da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (AMPA) e  produtores rurais. A iniciativa contou com apoio dos municípios de Feliz Natal, Vera, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Santa Carmem, Cláudia e outros.

 

A Associação Mato-grossense dos Municípios está atenta à situação. O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, disse que a instituição está acompanhando de perto o problema e intercedendo  para que os municípios não  sejam prejudicados com o excesso de chuvas. “Todos os anos os problemas se repetem, prejudicando a população, que fica isolada em alguns municípios. Além disso, a situação compromete o ano letivo, pois impossibilita o transporte escolar em várias localidades rurais, além do escoamento da produção agrícola, que movimenta a economia regional”, assinalou.  

 

Vários pontos da MT – 443 estão bloqueados, e já foram registradas quedas e interdições de pontes. De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, choveu mais de 150 milímetros no fim de semana, cerca de 40% do total previsto para o mês inteiro.

 

Além de avaliar as  perdas na produção agrícola, os líderes buscam ainda alternativas para o escoamento da safra e  para o acesso às propriedades rurais, visto que em sua maioria, as pontes e estradas estão intransitáveis. O problema se agravou de tal forma que até mesmo o transporte escolar da área rural teve de ser suspenso  como medida preventiva.  

 

Na região de Sorriso, cerca de 50% da produção de soja ainda não foi colhida e os produtores alertam para outro problema, que é a impossibilidade de os caminhões carregados com os grãos deixarem as propriedades, dado o estado das estradas. A produção de milho safrinha e feijão já está comprometida pelo excesso de chuvas e a produção de algodão também sofre com o excesso de umidade no solo. Entre Sorriso e Nova Mutum, dos 120 mil hectares dedicados à cultura, já há comprometimento de até 30% da produção.

 

Na região de Tapurah, os granjeiros sofrem com a impossibilidade dos caminhões bi-trem que transportam ração de frangos e suínos até as propriedades e o transporte dos mesmos aos frigoríficos. O prefeito do município, Luiz Eickhoff,  destacou que ainda em abril do ano passado foi feito o cadastramento de pontes que já apresentavam perigo junto ao Governo do Estado, mas até agora, não houve liberação de verba para a realização dos reparos necessários.

 

Durante a reunião ficou definido que será entregue um documento ao governador Silval Barbosa solicitando providências do Governo do Estado, em especial que uma equipe da Defesa Civil realize uma vistoria na região já nas próximas 24 horas, disponibilizando também as respectivas estruturas de apoio. O próximo passo após o envio desse documento é o Decreto de Situação de Emergência nesses municípios, o que deve acontecer nas próximas horas.

Sicredi
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br