NOTÍCIA | Demandas

Prefeitos apresentam demandas ao ministro das Cidades Gilberto Kassab

Por: Agência de Notícias da AMM
Publicado em 05 de Fevereiro de 2016 , 07h38 - Atualizado 05 de Fevereiro de 2016 as 07h38


O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, participou nesta quinta-feira (4), em Cuiabá, de uma reunião com prefeitos integrantes dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento de Mato Grosso. O objetivo foi ouvir as demandas dos gestores, que enfrentam dificuldades para concluir obras de infraestrutura nos municípios, como habitação e pavimentação.

 

Antes de atender os consórcios separadamente, Kassab se reuniu com todos os prefeitos e reconheceu a difícil situação financeira dos municípios. Mais de 120 gestores participaram da solenidade, realizada no auditório da Arena Pantanal. O ministro ressaltou que as prefeituras que não contam com o apoio governamental não têm como avançar devido à falta de recursos para investimento. “A realidade dos municípios é muito difícil. A receita mal dá para pagar o salário do funcionalismo. Não há saída para o Brasil que não seja  um novo pacto federativo”, afirmou. Ele destacou, ainda, que o problema do governo federal não são os recursos e sim bons projetos.

 

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, reiterou a necessidade do ministério interferir junto à Caixa Econômica para retomar a análise dos projetos encaminhados à instituição, visando a liberação de recursos destinados à infraestrutura urbana. “Os projetos equivalem a cerca de R$ 110 milhões que vão beneficiar 54 municípios”, afirmou. Neurilan frisou, ainda, que é necessário que os programas de habitação do governo federal cheguem aos pequenos municípios. Em Mato Grosso, mais de 100 cidades estão enquadradas como pequenas ou médias.

 

Em 2015 o presidente da AMM e prefeitos participaram de várias reuniões, em Brasília, com o ministro Kassab para solicitar a prorrogação de prazos e a liberação de recursos de convênios, que estavam em atraso. Outro assunto já tratado com o ministro foram os restos a pagar de 2013 e 2014, inerentes a emendas parlamentares.

 

Considerando a dificuldade dos municípios em elaborar projetos para captação de recursos para investimento, o governador Pedro Taques propôs a realização de um convênio com a AMM para melhorar e ampliar a elaboração dos projetos. O presidente da Associação vai se reunir com o secretário de estado das Cidades, Eduardo Chiletto, para tratar sobre o assunto. Taques destacou algumas obras necessárias nos municípios, como pavimentação urbana, saneamento, moradia, entre outros. “Peço ao ministro que atenda os prefeitos porque sabemos das necessidades dos municípios”, afirmou.

Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br