NOTÍCIA | Homem forte

Pedro Taques nomeia o juarense Marco Marrafon novo secretário de Educação

Secretário fundamentará seu trabalho em três frentes: o ensino, o desenvolvimento do ambiente escolar e programa “Governo Digital”

Por: Euziany Teodoro | Gcom-MT
Publicado em 24 de Maio de 2016 , 09h36 - Atualizado 24 de Maio de 2016 as 09h36


O governador Pedro Taques assinou, nesta segunda-feira (23.05), o ato de nomeação de Marco Marrafon como o novo secretário de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc). Em evento realizado na própria Secretaria, com todos os servidores presentes, Taques apresentou o novo secretário, que até então dirigia a pasta de Planejamento.

Pedro Taques apresentou a formação escolar de Marco Marrafon que, assim como ele, teve toda sua educação em escolas da rede pública. “Nomeio hoje o novo secretário de Educação, Marco Marrafon. Assim como eu, estudou a vida toda em escolas públicas e entende a importância que a educação tem. Marrafon é formado na Escola Estadual Oscar Soares, em Juara. Formado em direito na UFMT. Fez mestrado, doutorado e pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná e ainda foi professor da Universidade do Rio de Janeiro, já está convidado por mim para ser professor da Unemat”.

Até então, a Seduc era conduzida interinamente pelo secretário do Gabinete de Governo, José Arlindo Oliveira, após Permínio Pinto ter deixado a pasta em 03 de maio, decisão que tomou para evitar qualquer influência em investigações do Ministério Público sobre suposto esquema de superfaturamento em licitações da pasta.

José Arlindo, durante os mais de 20 dias em que esteve à frente da Seduc, analisou os contratos e dará encaminhamento, junto com Marrafon, à investigação interna sobre o assunto. “O governador me deu uma tarefa objetiva: manter a regularidade do serviço público da educação. Não deixar a Secretaria parar por conta do que houve aqui. Isso conseguimos fazer com o apoio dos servidores. Fui muito bem recebido e tive todas as condições para desenvolver este trabalho”, afirmou.

Pedro Taques pediu apoio dos servidores para transformar a educação em Mato Grosso. “Precisamos melhorar nossa educação. Os últimos acontecimentos nos deixaram num misto de tristeza a alegria, porque, afinal de contas, o problema foi trazido à tona antes que fosse efetivado. Temos que caminhar juntos e temos a certeza de que a esmagadora maioria dos profissionais da educação é de pessoas sérias, decentes e querem melhorar o nosso futuro”.

De acordo com Marco Marrafon, o diálogo será a principal ferramenta para a transformação do ensino em Mato Grosso. “Hoje temos a chance de transformar com o diálogo. A arte de resolver conflitos por meio da palavra. Com esse espírito eu aceitei o convite e hoje, vendo os servidores frente a frente, sei que podemos mudar a educação em nosso estado. Não tenho dúvidas de que é preciso avançar no ensino. Valorizando o mestre. Dando condições estruturais e tudo o mais que for necessário”.

Marrafon citou como exemplo de transformação as parcerias público-privadas (PPP), que darão a oportunidade de construir e reformar mais de 70 escolas, em um momento de crise, quando o Estado tem poucos recursos.

“As parcerias público-privadas são o inverso da privatização. Nós não estamos vendendo nada. Estamos comprando. Serão 40 mil novas vagas em escolas, o que corresponde a 10% do total que temos hoje. Não temos condições de fazer esse investimento em curto prazo, por isso esse modelo é tão vantajoso”, explicou.

Pilares

Segundo Marrafon, seu trabalho frente à Seduc vem assentado em três frentes de trabalho: o ensino é a primeira grande frente. Marrafon acredita que não é possível avançar sem um ensino de qualidade. Afirma que, por isso, o governador fez o compromisso de pagar o aumento aos professores de 7% e a gestão investe em novos cursos de formação e novas técnicas. “Além disso, avançamos no debate sobre o sistema de ciclos e vamos intensificar a busca por bons resultados no Ensino Médio”, destacou.

No segundo pilar da base está no desenvolvimento do ambiente escolar e a expansão de vagas no ensino público. Marrafon afirma que o governo trabalha intensamente neste aspecto com a realização de parcerias público-privadas para construir 31 escolas e reformar outras 45, permitindo a ampliação da rede com mais 40 mil vagas. Destacando que as PPPs não trabalharão com ensino, apenas na parte estrutural dos prédios escolares. “Ao final da operação a iniciativa privada devolverá a estrutura para o Estado, fazendo o processo inverso da privatização”, pontuou.

O terceiro ponto destacado pelo gestor é o Governo Digital, para interação por meio dos smartphones e redes sociais. Dando início a esse trabalho, Marrafon disse que o Governo de Mato Grosso disponibilizará o formulário “A Escola que eu Quero”, aonde a comunidade escolar poderá opinar sobre a escola do futuro. Além disso, a expectativa é avançar em inovação nas escolas com intensificação do uso da informática e desenvolvimento tecnológico.

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