NOTÍCIA | Novo compromisso

Pedro Taques determina que secretariado assine novo acordo de resultados com três mil ações

Por: Ronaldo Pacheco - Olhar Direto
Publicado em 18 de Maio de 2015 , 17h21 - Atualizado 18 de Maio de 2015 as 17h21


O resultado positivo da primeira fase do acordo de resultados, aplicada nos primeiros 100 dias da nova gestão, levaram o governador José Pedro Taques (PDT) e reformular o conceito para o secretariado assinar o contrato e vigorar nos próximos seis meses – até novembro ou dezembro. Taques compreendeu que a primeira etapa foi dura demais e mandou a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) elaborar um novo acordo de resultados, bem mais amplo, porém, mais flexível do ponto de vista de agilidade.
 
Pedro Taques exige que as medidas e tarefas a serem cumpridas pelo governo nos próximos seis meses sejam elencadas por órgão. Por isso, o documento está sendo produzido com o apoio de gestores das secretarias e será assinado pelo governador e secretários de Estado, dentro de poucos dias.
 
A reportagem do Olhar Direto apurou que continua sob o comando do secretário Marco Aurélio Marrafon, titular da Seplan, a coordenação dos trabalhos. Desta forma, para elaborar o segundo acordo de resultados do governo Taques, técnicos da Seplan realizaram um estudo detalhado da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano de Trabalho Anual (PTA) de 2015 para verificar as ações compatíveis com os objetivos estratégicos da atual gestão e com o plano de governo apresentado pelo governador durante a campanha eleitoral.
 
“Após esse estudo, separamos as ações que estavam alinhadas com os objetivos do governo e as transportamos para o novo acordo. O documento contém ainda os compromissos que não foram cumpridos no acordo de 100 dias e novas metas definidas pelo governador”, explicou o superintendente de Planejamento da Seplan, José Bussiki Figueiredo, com larga experiência na administração.
 
José Bussiki explicou que as metas incluídas no acordo estão divididas em cinco eixos, assim como o plano do governo Taques. Os eixos são: Viver Bem; Educar para Transformar e Emancipar; Cidades para Viver - Municípios Sustentáveis; Estado Participativo e Empreendedor; e Gestão Eficiente, Transparente e Integrada.
 
“Estamos fortalecendo os mecanismos de governança para garantir que todos os compromissos pactuados pelo governador Pedro Taques com a sociedade sejam efetivamente cumpridos”,  justificou Marco Marrafon.
 
Passo a passo
 
O monitoramento e a avaliação da execução dos acordos serão coordenados pela Secretaria de Planejamento. Equipes de Suporte à Gestão, compostas por servidores da Seplan, atuam nas secretarias e instituições governamentais auxiliando na definição das estratégias a serem adotadas para garantir o cumprimento dos compromissos, acompanhando a execução das ações e elaborando relatórios gerenciais de avaliação dos resultados.
 
O acompanhamento dos acordos é feito por meio do Sistema de Monitoramento das Ações Governamentais, desenvolvido pela Seplan. O sistema está integrado com todos os Órgãos e Entidades do Poder Executivo Estadual e possibilita o compartilhamento de dados.
 
José Bussiki Figueiredo explicou que o monitoramento do segundo Acordo de Resultados será feito de forma mais detalhada.
 
“Desta vez o sistema irá funcionar em sua versão completa. Com ele, poderemos acompanhar a execução das ações, medidas e tarefas, saber quem é o responsável por cada uma delas, quais são os prazos para início e conclusão, os produtos que precisam ser entregues, as metas físicas e financeiras de cada um, as restrições encontradas e as providências adotadas para resolver as restrições”, sintetizou Bussiki Figueiredo.
 
Os relatórios dos resultados de desempenho de cada secretaria serão avaliados pelo governador, durante reuniões periódicas com os secretários.
Sicredi
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br