NOTÍCIA | ESCÂNDALO DO MENSALÃO

Pedro Henry deve entregar passaporte ao STF nesta terça

Pedro Henry deve entregar passaporte ao STF nesta terça

Por: Midia News // DA REDAÇÃO//HELSON FRANÇA
Publicado em 13 de Novembro de 2012 , 02h30 - Atualizado 13 de Novembro de 2012 as 02h30


O deputado federal Pedro Henry (PP) deve entregar o seu passaporte ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira  (13), prazo final estipulado pelo ministro Joaquim Barbosa, relator do processo sobre compra de votos de parlamentares, conhecido como Mensalão.

 

Henry é o único político de Mato Grosso a figurar como réu no referido processo. Ele foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

 

A reportagem entrou em contato com José Antônio Álvares, o advogado do deputado, mas ele não atendeu as ligações.

 

Joaquim determinou, na semana passada, que os passaportes de todos os condenados fossem retidos para evitar possíveis fugas para o exterior. A medida havia sido solicitada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

 

Até o final da tarde desta segunda-feira (12), 10 dos 25 condenados haviam entregue seus respectivos passaportes ao STF.

 

Na última sexta (9), o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, apontado como o líder do esquema, entregou o documento, mas criticou a determinação de Joaquim Barbosa, classificada por ele de de "populismo jurídico" e "tentativa de intimidar" os réus.

 

Outros quatro réus também já haviam levado o documento ao STF: Marcos Valério, apontado como operador do mensalão, o advogado Rogério Tolentino, o ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE), e o ex-assessor parlamentar João Cláudio Genú.

 

Polícia Federal em alerta

O ministro Joaquim Barbosa encaminhou, na semana passada, um ofício ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que chefia a Polícia Federal, no qual informa sobre a retenção dos passaportes e lista os 25 condenados impedidos de sair do Brasil.

 

Os nomes foram incluídos no sistema eletrônico da PF nos aeroportos brasileiros para coibir viagens internacionais. Barbosa enfatiza que os 25 réus que não podem deixar o país, salvo se houver autorização expressa do Supremo. 

Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br