NOTÍCIA | Investimento japonês

Oportunidades de investimentos em MT atraem Grupo Japonês

Oportunidades de investimentos em MT atraem Grupo Japonês

Por: 24 HORAS NEWS
Publicado em 21 de Março de 2013 , 10h04 - Atualizado 21 de Março de 2013 as 10h04


O potencial econômico de Mato Grosso atrai os olhares do mundo.


Nesta quarta-feira (20.03) o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Alan Zanata, acompanhou no município de Sorriso, região Norte do Estado, uma missão do governo japonês para conhecer a realidade agrícola e industrial de Mato Grosso, com intenção de ampliar a compra de milho e firmar futuros investimentos.


Na balança comercial, o Japão representa o segundo lugar no ranking de exportação de Mato Grosso, só no mês de fevereiro deste ano, o volume vendido para o país japonês foi de aproximadamente U$ 208 milhões.


A comitiva é composta pelo segundo-secretário da Embaixada do Japão, Kentaro Morita, pelo vice-cônsul do Japão em São Paulo, Satoshi Endo, pelo coordenador do Departamento de Pecuária do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, Masahiro Isa e Akira Sano, assistente Departamento de Pecuária do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão.


A agenda no município de Sorriso inclui visitas às lavouras de milho irrigadas da região e também á frigoríficos de suínos e aves.


Segundo Alan Zanata, a intenção do governo é ampliar a negociação de forma a agregar valor ao insumo.


´Eles já compram um volume alto do grão. Como o objetivo dos japoneses é transformar o milho em ração para engorda de aves e suínos, estamos negociando a exportação do produto já industrializado´, reforça o secretário.


Na última terça-feira (19.03), a comitiva participou em Cuiabá de uma reunião com o deputado Estadual Mauro Savi e técnicos da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), onde foram apresentados os números da produção no Estado.


´A colheita de milho em Mato Grosso no ano de 2012 foi de 15,5 milhões de toneladas, deste total, 15% é para atender o mercado interno e 85% é excedente, ou seja, temos produto de sobra para atender a demanda dos japoneses, explicou o secretário adjunto da Sicme, Valério Gouveia, lembrando que o objetivo é fechar negócio para exportar o produto já industrializado.


Zanatta reforça que o governo está trabalhando para atrair investidores e estreitar ainda mais a relação comercial com outros países.


´Mato Grosso é o maior produtor de milho e soja do Brasil, além do maior rebanho bovino. Estamos trabalhando agora para fortalecer a industrialização da matéria prima. Ficamos felizes com a vinda do grupo japonês e temos certeza que vamos fechar bons negócios´, afirma.


Para o representante do Governo do Japão, Masahiro Isa, a visita foi importante para conhecer a realidade agrícola do Estado e assim abrir novas oportunidades de investimento.


Ficamos impressionados com a extensão das plantações e tecnologia empregada nas lavouras, além da estrutura dos frigoríficos.


Levaremos agora as informações ao governo japonês e também aos nossos produtores´, conclui.


Participaram da visita em Sorriso o prefeito Dilceu Rossatto, a presidente da Câmara Municipal, Marilda Savi, demais vereadores e secretários municipais.

Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br