NOTÍCIA | COMBATE ÀS QUADRILHAS

Número de roubos a bancos em Mato Grosso cai 64% este ano

Número de roubos a bancos em Mato Grosso cai 64% este ano

Por: Midia News // DA ASSESSORIA
Publicado em 31 de Dezembro de 2012 , 11h47 - Atualizado 31 de Dezembro de 2012 as 11h47


O Estado reduziu o número de casos de ataques a instituições financeiras em 64% este ano. Em 2012, foram registradas nove ocorrências de roubos a agências bancárias, seis na modalidade "Novo Cangaço". No ano passado, as quadrilhas assaltaram 25 bancos, provocando pânico nos 12 municípios onde ocorreram as ações dos ´cangaceiros´. Em 2010, foram 18 bancos roubados, cinco pelo "Novo Cangaço"

 

Nos últimos três anos, 23 agências bancárias de cidades do interior do Estado foram invadidas por quadrilhas fortemente armadas e dezenas de moradores feitos reféns nos ataques conhecidos por “novo cangaço” - ação de bandos armados que, no século passado, atacavam, saqueavam e espalhavam terror no agreste pernambucano, conhecido como cangaceiros, liderados por Virgulino Ferreira da Silva, o lendário Lampião.

 

O fenômeno “novo cangaço” começou na década de 90, no nordeste brasileiro, e foi migrando para outras regiões, como o Centro-Oeste. Durante a ação criminosa, os bandidos sitiam a cidade e usam cidadãos como escudo humano.

 

Para combater as quadrilhas responsáveis pelos ataques, a Segurança Pública do Estado adotou medidas repressivas.

 

“Estamos falando de organizações criminosas, que atuam nos viés, horizontal, pessoas que agem diretamente nos roubos e vertical aqueles que planejam e financiam. Atuando nessas duas frentes, tanto no nível estratégico como no operacional a tendência é diminuir a força dessas organizações criminosas em nosso Estado”, analisa o delegado geral da Polícia Civil, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, que destaca que a integração das forças policiais internas e de outros estados do Brasil são pontos importantes na ofensiva aos crimes de roubo a banco.

 

No campo da investigação, a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, tem a identificação de todas as quadrilhas de assaltos a bancos.

 

“Hoje podemos dizer que temos a identificação das quadrilhas, por agência bancária, por cidade, cometida nesses anos anteriores”, afirma o delegado chefe do GCCO, Flávio Henrique Stringueta. “A resposta da polícia tem sido mais rápida também. Nossa inteligência policial tem trabalhado duramente e conseguido identificar as quadrilhas que atuam nessa modalidade aqui em Mato Grosso”, assegura.

 

Para o delegado, é preciso reconhecer a pronta resposta do Estado aos criminosos de roubo a banco, principalmente por meio da Polícia Militar de Mato Grosso, na caçada aos assaltantes, e no imediatismo da Companhia Integrada de Operações Aéreas (CIOPaer). “Isso tem trazido instabilidade na ação criminosa, o que tem afastado os grupos criminosos daqui do Estado”, analisa.

 

De acordo com Stringueta, as quadrilhas que agem no ‘novo cangaço’ em Mato Grosso são formadas por bandidos daqui. “Esse ‘novo cangaço’ é feito por quadrilhas daqui do Estado. Se tiver alguém de fora, são freelancer, pessoas que só vêm para a execução da ação. Agora, os mentores são daqui”, finaliza o delegado.

 

Agências atacadas

Dez bancos sofreram com a ação de quadrilhas armadas no ano de 2012. Em nove ataques os crimes foram consumados e em um o bando não obteve êxito na empreitada criminosa. Tiveram bancos assaltados, na modalidade “novo cangaço” os municípios de: Confresa (09/01), Nova Lacerda (08/02), Canarana (04/04), Campos de Julio (08/08), Marcelândia (09/10) e Comodoro (30/10).

 

As agências das cidades de Cuiabá (Santander, no dia 13/04) e Ouro Branco do Sul (Banco do Brasil, no dia 18/05) foram invadidas na forma de roubo comercial. O banco do município de Querência (Banco do Brasil, 29/10) foi assaltado no estilo “sapatinho”, quando bandidos tomam refém a família do gerente.

 

O último registro ocorreu em Cuiabá, no dia 23 de novembro, contra a agência do Santander, do Jardim Industriário, em tentativa de roubo frustrada com a proximidade da polícia.

Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br