NOTÍCIA | H3N2

Médico vê azar, diz que não é preciso pânico, mas pede atenção com H3N2

H3N2 tem deixado vários Estados; Cuiabá já registra sete casos, mas número pode ser muito maior

Por: THAIZA ASSUNÇÃO DA REDAÇÃO
Publicado em 28 de Dezembro de 2021 , 09h00 - Atualizado 28 de Dezembro de 2021 as 09h08


Francisco Alves/GCom-MT
O vírus da influenza A H3N2, batizada de Darwin, tem deixado vários Estados em alerta por conta do aumento no número de casos em dezembro.

Em Cuiabá, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento foram registrados sete casos confirmados dessa nova cepa de influenza. Os números, no entanto, não refletem a realidade dos atendimentos com síndrome gripal nas unidades de saúde da Capital. 

O médico Marcelo Sandrin, clínico geral especialista em cardio e pneumologia, enfatizou a importância da população continuar usando máscaras e abusando das etiquetas de higiene em meio a um cenário epidemiológico que une a pandemia da Covid-19, com a chegada da nova variante Ômicron, e o avanço desse novo vírus gripal.  

“Na realidade é um grande azar, vamos dizer assim, porque não é o período de gripe. Mas, como tudo está mudando, precisamos estar alertas, ter os cuidados de higiene que todo mundo já sabe”, disse.

Por outro lado, ele destacou que não é necessário apavoramento.

 

Conforme o médico, é importante que as pessoas busquem atendimento médico mais próximo da sua casa caso apresente  sintomas respiratórios, já que a A H3N2 e a Covid-19, têm sintomas parecidos, como a congestão nasal, febre, dor no corpo, dor de garganta e tosse.

 

Sandrin destacou que a A H3N2 escapa das vacinas disponíveis e, por isso, enquanto os imunizantes não forem adaptados, a população precisa ficar atenta.

 

“O importante é cuidar. As vacinas contra a gripe não tem cobertura para essa cepa, quem tomou, tomou, quem não tomou pode tomar, mas também não é a época das outras [variantes]. Provavelmente a próxima [vacina contra a gripe] já haverá a inclusão da A H3N2”, disse.

 

Festas de final do ano

 

O médico orientou a população a evitar aglomerações no Natal, no Ano Novo e também no Carnaval do ano que vem.

 

“Não é momento de aglomerações, mesmo porque o País está falido, não dá para aguentar mais alguns rojões, não”, disse.

 

“Quem pensa no Carnaval, pelo amor de Deus, dispense. Não tem porque você se colocar em risco, colocar em risco a sua família”, completou.

Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br