NOTÍCIA | História

Indicação de Riva assegura retomada das obras do Memorial Rondon

Indicação de Riva assegura retomada das obras do Memorial Rondon

Por: Assessoria da Presidência
Publicado em 08 de Maio de 2013 , 09h31 - Atualizado 08 de Maio de 2013 as 09h31


O Governo do Estado vai disponibilizar recursos da ordem de R$ 3 milhões para a retomada das obras do Memorial Rondon, em Mimoso. A confirmação do investimento foi comunicada pelo governador Silval Barbosa (PMDB) ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), autor de uma indicação apresentada na semana passada com este objetivo. “A maior homenagem que se pode fazer ao mais ilustre dos mato-grossenses, o Marechal Rondon, é conclusão das obras do Memorial”, disse Riva, ressaltando a decisão do chefe do executivo.

Ao justificar a indicação, o deputado alertou sobre a importância da conclusão da obra iniciada há mais de dez anos, bem como a revisão do projeto do Memorial adequando-o às normais atuais, principalmente de acessibilidade. “O mato-grossense Cândido Rondon é seguramente o maior herói brasileiro, com reconhecimento internacional pela abertura de novas fronteiras e pela proteção e integração dos índios à sociedade. Não podemos postergar a conclusão do Memorial, que resgata e divulga a história deste grande homem”, destacou Riva.


O Memorial Rondon foi planejado para ser um museu temático na Baía de Chacororé defronte à vila de Mimoso. O espaço abrigará um centro cultural, com área para exposições, além de facilitar o acesso a pesquisadores. No local também será construído um jazigo para guardar os restos mortais do ilustre mato-grossense.

O memorial também terá a função de apoio ao ecoturismo e educação, proporcionando a inclusão social da comunidade do distrito de Mimoso e região. A altura dos pilares foi calculada para que o acervo esteja protegido na época das cheias, quando o acesso será feito por meio de duas passarelas erguidas acima do nível das águas.

No Plano consta também, a construção do Aeródromo Santos Dumont, para aeronaves de pequeno porte, balonismo e aeromodelismo, com estrutura de hangar simples e pista de 800 metros gramada. Uma marina sobre o rio Mutum, interligando o rio com a rodovia; estrada turística, assinalando os pontos de maior interesse turístico; a renovação do casario de Mimoso, com projeto para a recuperação da tipologia original; reforma da Escola Santa Claudina, onde o Marechal iniciou seus estudos, e a construção de uma casa de festas para manifestação da cultura mimoseana.

Idealizado pelos arquitetos José Afonso Portocarrero e Paulo César Molina, o projeto prevê um espaço que reunirá todo o acervo do Marechal, área de exposições e atividades educativas. Além do acervo de Rondon, o memorial será uma referência para divulgação do Pantanal, oportunizando aos visitantes, conhecimento mais amplo sobre este santuário natural.

“Não podemos ignorar os investimento já realizados e a importância de manter viva a memória de Rondon. A sensibilidade do governador Silval Barbosa oportunizará a conclusão desta grande obra. Com a Copa em 2014, milhares de turistas visitarão nosso estado, não podemos perder a oportunidade de destacar a trajetória de Rondon, um ícone mundial, e mostrar nossas belezas naturais, cultura e história”, finalizou o deputado Riva.

No último domingo, em Mimoso, o governador também oficializou a conclusão da pavimentação da Rodovia MT-040, a chamada Estrada Verde, que liga Cuiabá a Rondonópolis, passando pelo distrito. 

Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br