NOTÍCIA | INCRA

Incra diz que aguarda produtores para reassentamento

Incra diz que aguarda produtores para reassentamento

Por: Mídia News\ ISA SOUSA DA REDAÇÃO
Publicado em 28 de Janeiro de 2014 , 09h18 - Atualizado 28 de Janeiro de 2014 as 09h18


O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou nesta terça-feira (28), por meio de nota, que ainda está aguardando o interesse de produtores rurais da região de Marãiwatséde para o reassentamento.

 

Por decisão judicial de 2012, que considerou a região território xavante, 271 famílias tiveram que deixar uma área de 165 mil hectares, no começo do ano ano passado.

 

Nesta semana, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal foram intimadas pela Justiça para retornarem à terra, em Alto Boa Vista (1.059 km a Nordeste de Cuiabá), a fim de evitar uma nova invasão da área.

 

Segundo os xavantes, os produtores teriam voltado para tentar invadi-las. A suposta invasão foi negada pelas famílias, como o MidiaNews informou na segunda-feira (27), e os produtores ainda afirmaram que o reassentamento prometido não estaria sendo cumprido.

 

À imprensa, o Incra informou que, até o momento, das 271 famílias de posseiros , 174 estão cadastradas no Programa Nacional de Reforma Agrária. Para as famílias restantes, a autarquia espera manifestação dos interessados.

 

“Quanto à compra de imóvel para reassentamento das 174 famílias cadastradas para o Programa Nacional de Reforma Agrária, o Incra/MT publicou edital dando ampla divulgação de seu interesse em adquirir imóvel na região e aguarda manifestação de interessados em vender imóvel, a fim de prosseguir com o reassentamento daqueles que não aceitaram ser reassentados nas áreas oferecidas pelo Incra”, diz trecho da nota.

 

A autarquia também informou a respeito do assentamento Casulo Vida Nova. De acordo com produtores da região, no ano passado, a região estava “deserta”, diferentemente do afirmado pelo Incra.

 

“Quanto à implantação do assentamento Casulo Vida Nova, o Incra tem observado todos os procedimentos para atendimento às famílias selecionadas para aderirem ao Programa Minha Casa Minha Vida Rural. O Incra também concedeu a elas o Crédito Apoio Inicial/ Alimentação e Fomento, no valor de R$ 3.200 por família”, afirmou o órgão.

 

“Quanto à infraestrutura do assentamento Casulo, o Incra celebrou convênio com a prefeitura de Alto Boa Vista para construção de 6,18 quilômetros de estradas, com previsão de repasse de R$ 249.262,59 ao município. Ainda quanto à infraestrutura, o Incra iniciou contato com a coordenação do Programa Luz para Todos para instalação de energia elétrica no referido assentamento”, completou.

Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br