NOTÍCIA | Produtores rurais

Grupo tranca rodovia no 2º dia contra ampliação de reserva indígena em MT

Grupo tranca rodovia no 2º dia contra ampliação de reserva indígena em MT

Por: G1 MT // Pollyana Araújo
Publicado em 02 de Julho de 2013 , 11h15 - Atualizado 02 de Julho de 2013 as 11h15


Produtores rurais e madeireiros de Apiacás, a 1.005 km de Cuiabá, continuaram a bloquear trecho da MT-206 nesta terça-feira (2) em protesto contra a demarcação da reserva indígena Kayabi, nos limites de Apiacás e Jacareacanga (PA). Desde a madrugada de segunda-feira (1º), cerca de 1.300 manifestantes estão trancando trecho de uma ponte sobre o Rio Paranaíta e permitindo somente a passagem de ambulâncias. O bloqueio ocorre por tempo indeterminado.

 

Os moradores são contra a criação do Parque Nacional do Juruena, que amplia a área indígena Kayabi, e, por isso, pedem a revogação da portaria que trata da demarcação da reserva, pois terão que deixar a área reconhecida como pertencente aos indígenas. Cerca de 350 famílias vivem no local e devem ser despejadas. Conforme Jeremias Prado, um dos manifestantes, o bloqueio só será encerrado após agendamento de reunião com o ministro da Justiça. "O governador (Silval Barbosa) disse que irá marcar uma reunião para nós com o ministro", pontuou.


 
A portaria, do Ministério da Justiça, foi aprovada em abril deste ano. Com isso, de 117 mil hectares, a reserva indígena deve ter mais de 1.053 milhão de hectares, que corresponde a uma ampliação de 729% da área. A demarcação foi realizada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). 


 
Durante o processo de demarcação, a Funai declarou que a área pertence aos Kayabi desde 1915. A reserva é destinada a posse permanente dos grupos indígenas Kayabi, Munduruku e Apiaká. A terra indígena está localizada na confluência do Igarapé das Pedras com o rio São Manoel/Teles Pires. O território foi criado em 1968. Em 1974 foi demarcado com 47 mil hectares e, em 1987, foi remarcado aumentando para 127 mil hectares. Em 1999, um estudo da Funai indicou a necessidade da ampliação da área indígena na região.


 
Atualmente, o estado de Mato Grosso é o segundo em número de índios do país. São 47 etnias em 78 terras indígenas, que estão em diferentes fases de regularização. Até o momento, o estado possui 11,2 milhões de hectares regularizadas, onde estão 57 terras indígenas localizadas em 46 municípios. São mais de 24 mil indígenas.

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br