NOTÍCIA |

Grupo Flor Ribeirinha se consagrou campeão do mundo em cultura popular na Turquia

Por: Malu Sousa - Assessoria de Imprensa
Publicado em 14 de Agosto de 2017 , 04h57 - Atualizado 14 de Agosto de 2017 as 04h57


O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio venceu a competição internacional de Folclore no 18º Festival Internacional de Arte e Cultura de Buyukçekmece, realizado no período de 28 de julho a 8 de agosto de 2017. O festival que é considerado um dos maiores eventos de folclore do mundo, reuniu delegações de 26 países, incluindo o Brasil, Argentina, Singapura, Tanzânia, Slovakia, Rússia, Equador, Sérvia, Bulgária, Hungria, Coréia do Sul, Índia, Ucrânia, Colômbia, Montenegro, Itália, Indonésia, Srilanka, Polônia, Bósnia, Macedônia, México, além de outros.
 
A fundadora e presidente do Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, que também participou da solenidade de entrega de presentes para as autoridades turcas. Foram presentes  símbolos da cultura regional como a viola de cocho e outros. Domingas ressaltou que o primeiro lugar na competição do festival representa a maior conquista do grupo que se dedica a preservação da cultura. “Fazer parte deste momento tão especial foi gratificante demais. Tenho muita satisfação em ter participado do festival com grupos de várias nações. Sinto orgulho de representar o meu país e o meu estado”, disse ela emocionada.
 
O diretor artístico e coreógrafo do Flor Ribeirinha, Avinner Augusto, destacou que a conquista do primeiro colocado representa um marco na vida do Flor Ribeirinha e na história da cultura brasileira. Ele frisou que o grupo se preparou muito para realizar as apresentações cronometradas durante o maior festival de Folclore do mundo. Apesar de toda a dificuldade que o grupo encontrou para conseguir chegar a Turquia, para ele, a conquista veio brindar a dedicação dos dançarinos, músicos, equipe de produção e a diretora do grupo. Aviner enalteceu o apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Universidade Federal de Mato Grosso e Prefeitura Municipal de Cuiabá. Ele agradeceu todo o apoio institucional e também pessoas do segmento cultural como  os humoristas Nico & Lau e os integrantes do coral da UFMT. “É difícil descrever tanta emoção. Realmente lutamos muito para chegar no festival. Antes de qualquer resultado na competição, o nosso principal objetivo era mostrar a força e beleza da cultura do nosso país. Haviam  países que possuem uma estrutura financeira de grande porte, que possibilita seus artistas se dedicarem exclusivamente a  dança. Ficamos muito felizes pelo resultado que superou as nossas expectativas” disse ele.
 
O diretor musical do grupo Flor Ribeirinha, Edmilson Maciel, ressaltou a importância do espetáculo -“Mato Grosso Dançando o Brasil no contexto da musicalidade que reúne diferentes ritmos. Na sua avaliação, a experiência em mostrar a riqueza dos ritmos brasileiros em outros países foi muito gratificante. “O que predomina dentro de um festival  é a dança e a musicalidade de várias nações. Apesar das diferenças do idioma, sempre conseguimos nos entender, pois a música é universal”, assegurou.
    
Mato Grosso Dançando o Brasil, foi o espetáculo que o  grupo Flor Ribeirinha apresentou na Turquia. O espetáculo é composto de vários ritmos, sendo o carro-chefe, o siriri, a dança típica mato-grossense que há mais de 200 anos reflete o multiculturismo e que traz o ritmo contagiante embalados pela viola de cocho, o mocho e o ganzá. O grupo apresentou também o boi bumbá, uma manifestação nascida em Parintins, que mostra a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso. O espetáculo tem uma celebração indígena, com as presença da rainha do folclore Cunhã Poranga, o pajé, os bois e a sinhazinha da fazenda. No final, o samba, considerado uma das principais manifestações culturais brasileira. “Trouxemos o siriri que embala os nossos corações, além da cultura do norte e do sul do país.  Mais uma vez, mostramos em outro continente a nossa cultura. “Estamos honrados pela representatividade do nosso país e do nosso estado”, concluiu o diretor Executivo da Associação Cultural Flor Ribeirinha, Jeferson Guimarães Rosa.

Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br