NOTÍCIA | CHAPADA DOS GUIMARÃES

Focos de incêndio atingem parque; situação é crítica

Focos de incêndio atingem parque; situação é crítica

Por: Midia News//DA REDAÇÃO//KATIANA PEREIRA
Publicado em 12 de Setembro de 2012 , 10h26 - Atualizado 12 de Setembro de 2012 as 10h26


Quatro equipes do Corpo de Bombeiros, com 19 homens, 32 brigadistas e o helicóptero do Ciopaer (PM), com piloto e três tripulantes, estão combatendo o incêndio, que persiste, deste a última sexta-feira (7), nas proximidades do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, na região metropolitana da Grande Cuiabá.

 

Brigadistas dos parques Taiamã, Terras das Araras e da Estação Ecológica do Iquê se deslocaram para Chapada dos Guimarães, a fim de ajudarem no combate aos focos do incêndio.

 

A tenente Karina Matos, do Corpo de Bombeiros, que está atuando no combate, disse ao MidiaNews que a situação no local é crítica. Ela informou que os focos estão se aproximando do Parque Nacional.

 

“Estamos fazendo o possível para combater o fogo, mas a situação é crítica. Os focos estão distribuídos em locais de difícil acesso, onde os carros não chegam. Usamos bombas costais e abafadores, é esse o material que temos disponível. Os focos estão se aproximando do Parque, o vento e o tempo seco contribuem para agravar a situação”, relatou a oficial, por telefone.

 

O helicóptero do Ciopaer está sobrevoando a área e mapeando os focos de incêndio. A aeronave também é usada para transporte de pessoas e de material.

 

Oficiais do Corpo de Bombeiros usam aparelhos de GPS para localizar os pontos exatos de concentração dos focos.

 

Analista ambiental do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Sandro Benevides do Carmo, informou que uma grande área foi atingida pelas chamas, porém ainda não é possível mensurar a extensão do território afetado.

 

Segundo o ICMBio, vários focos foram identificados, e eles teriam origens diversas. Um começou perto de um acampamento, usado por pessoas que trabalham na reforma de uma ponte.

 

Outros focos seria oriundos de churrasqueiras montadas por turistas, que aproveitaram o feriado de 7 de Setembro para montar acampamentos nas margens dos rios.

 

Também teve um acidente na MT-251, no domingo (9), quando dois veículos se chocaram de frente e pegaram fogo.

 

Em todos os casos descritos, as chamas de espalharam rapidamente na vegetação seca.

 

A Polícia Militar alerta para o risco de acidentes na rodovia MT- 251, que está encoberta de fumaça.

 

Motoristas devem redobrar a atenção e ligar os faróis para melhorar a visibilidade da pista.

Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br