NOTÍCIA | Meio Ambiente

Escola recebe exposições de recicláveis na Semana do Meio Ambiente

Escola recebe exposições de recicláveis na Semana do Meio Ambiente

Por: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Publicado em 04 de Junho de 2012 , 00h00 - Atualizado 04 de Junho de 2012 as 00h00


 

O uso de materiais reciclados em peças de artesanatos e criações de telas é divulgado em duas exposições realizadas na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva durante esta sexta-feira (dia 1). A atividade faz parte da Semana do Meio Ambiente, elaborada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. A ação recebe o apoio com o Juizado Volante Ambiental (Juvam) e do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), vinculado à Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso.

 

A gestora da Supervisão dos Juizados Especiais, Luciana Castrillon da Fonseca Salema, explica que a ideia da mostra é permitir que os artesãos exponham os trabalhos para que os servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e sociedade em geral prestigiem a criatividade e vejam as possibilidades de transformar o que iria para o lixo em algo útil.

 

Na Exposição Reciclagem, artesãos mostram e comercializam produtos desenvolvidos a partir de papel (filtro de café e jornal), papelão, madeira, latas de alumínio, garrafas pet, vidros, espelhos, biscuit, entre outros materiais que iriam para o lixo, poluindo o meio ambiente. No espaço são encontrados artesanatos diversos para casa, bijuterias, mandalas, caixas para presentes e muita criatividade. As peças podem ser compradas pelos interessados.

 

No mesmo ambiente, os visitantes podem conferir a exposição de trabalhos do Lar da Criança, que traz o tema Educação Ambiental. Para elaborar as pinturas e maquetes, cerca de 90 crianças com idade entre 4 e 12 anos passaram por um trabalho de sensibilização de duas semanas, com apresentação de palestras e vídeos com intensa abordagem sobre o meio ambiente, os cuidados que se deve ter e as conseqüências da poluição.

 

O educador Marcos Natanael Silva de Andrade explica que foram formados grupos com as crianças e realizados os trabalhos de pintura em tela e artesanato. Brinquedos foram criados a partir de materiais reciclados usados na própria instituição, como embalagens de produtos de limpeza, garrafas e latas.

 

Oficinas – Quatro artesãos que participam da exposição realizarão oficinas profissionais sobre arte em garrafa pet, em papel, papelão e jornal, biscuit e madeira para as 390 mães participantes projeto do Amor Exigente, grupo de apoio para familiares de usuários de drogas. A iniciativa é uma forma de garantir uma fonte de renda ou mesmo terapia para essas mulheres que sofrem com a dependência química dos filhos.

 

A artesã Sandra Valias Carvalho ministrará atividade em relação ao uso de madeira. Ela adianta que o aprendizado é vinculado ao empenho dos participantes no curso. Durante as aulas, ela apresentará técnicas de decoupagem (termo Frances que significa recortar e colar) e pinturas. “Ensinarei três técnicas de decoupagem e algumas outras de pintura. Neste momento darei preferência por quadros para dar agilidade ao trabalho. Mas as técnicas podem ser usadas em caixas, entre outros objetos de madeira”.

 

As oficinas contarão com uma turma de 40 mulheres, que garantiram a participação por meio de inscrição. As aulas terão início em 4 de junho com arte em biscuit. Nas semanas seguintes serão trabalhados garrafa pet (11 de junho), papel, papelão e jornal (18 de junho), madeira (25 de junho).

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br