NOTÍCIA | Eleições 2014

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem requerer seção especial até 07 de maio

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem requerer seção especial até 07 de maioEl

Por: Assessoria de Comunicação do TRE
Publicado em 11 de Abril de 2014 , 12h33 - Atualizado 11 de Abril de 2014 as 12h33


Atenção eleitores com alguma deficiência ou mobilidade reduzida, termina no dia 07 de maio deste ano, o prazo para requererem a seção eleitoral especial em um dos postos de atendimento ao eleitor. Essa informação é importante para que a Justiça Eleitoral providencie se possível, os recursos destinados à facilitação do exercício de seu voto.

 

Para requerer a seção especial, os eleitores devem se dirigir ao cartório eleitoral, munidos de documento de identificação com foto, além de comprovante de residência atualizado e título eleitoral, se tiver. Após esta solicitação, devem comunicar suas restrições e necessidades ao Juiz Eleitoral da Zona, na qual estão inscritos. Essa comunicação deve ser escrita e pode ser realizada até o dia 07 de julho deste ano.

 

Conforme leis eleitorais, além da utilização de uma seção especial, portadores de necessidades podem usar urnas eletrônicas com o alfabeto Braille em suas teclas. Para o eleitor que não conhece o alfabeto, há seções que possuem urnas com fone de ouvido. Através desse mecanismo, o cidadão com deficiência visual poderá ouvir todo o processo de votação e votar com facilidade.

 

Todas essas ações fazem parte do Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral, instituído pela Resolução nº 23.381/12 do Tribunal Superior Eleitoral que visa remover as barreiras físicas, arquitetônicas, de atitudes e de comunicação que possam dificultar ou impedir o exercício do voto aos portadores de deficiência ou mobilidade reduzida.

 

“Assegurar o direito ao voto é o principal objetivo do Tribunal Eleitoral de Mato Grosso. Para possibilitar que a sociedade possa exercer esse direito de forma adequada, a cada pleito novas medidas vêm sendo aplicadas para permitir que eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida possam comparecer às urnas com segurança”, destacou o Presidente do Tribunal, Desembargador Juvenal Pereira da Silva.

 

De acordo com o Desembargador, para que a Justiça Eleitoral possa ofertar um atendimento adequado é fundamental que os eleitores informem suas necessidades com antecedência. “Com essas informações poderemos disponibilizar instalações, materiais e equipamentos necessários para garantir esse atendimento especial”.

 

Dados do TRE-MT registram que atualmente o quantitativo de eleitores com algum tipo de deficiência no Estado é de 3727.

 
Vistoria dos locais de votação:

Em ano de Eleição, todos os locais de votação são vistoriados por servidores da Justiça Eleitoral que analisam se o espaço possui estrutura adequada para funcionar nas Eleições. Nestas vistorias, são analisadas a parte elétrica e física do espaço, inclusive, se há, por exemplo, rampas de acesso para cidadãos com mobilidade reduzida.

 

Caso seja detectado algum problema em determinado local de votação, o Juiz Eleitoral oficia o responsável pelo espaço para que realize as adequações.  “A votação acontece em escolas públicas e sede de órgãos públicos, que precisam contar com uma estrutura adequada para atender os portadores de necessidades especiais, como rampa de acesso por exemplo. Contamos com a parceria de diversos órgãos públicos que cedem suas dependências para a instalação das urnas”.

Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br