NOTÍCIA | Eleição na AL

Eduardo Botelho é o novo presidente da Assembleia Legislativa

Por: Patrícia Helena Dorileo, repórter do GD
Publicado em 03 de Setembro de 2016 , 07h29 - Atualizado 03 de Setembro de 2016 as 07h29


Nesta quinta-feira (1) a Assembleia Legislativa votou sua nova mesa diretora. A única chapa, União e Trabalho, venceu por 21 votos a favor, tendo recebido 3 contra. O novo presidente da casa legislativa é o deputado estadual Eduardo Botelho (PSB).

Compõem a mesa junto com Botelho os deputados Gilmar Fabris (PSD) como 1º vice-presidente, Max Russi (PSB) como 2º vice-presidente, Guilherme Maluf (PSDB) na 1ª secretaria, Nininho (PSD) na 2ª secretaria, Baiano Filho (PSDB) na 3ª secretaria e Silvano Amaral (PMDB) na 4ª secretaria.

"Vou procurar fazer uma gestão junto aos poderes: Ministério Público, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e Governo. Vou tentar unir mais os poderes e levar a Assembleia para o povo", afirma o novo presidente.

Especulava-se se uma chapa de oposição seria montada com o chamado "grupo dos 7", mas como não teria votos suficiente, preferiram não o fazer. Zeca Viana (PDT), como líder da oposição na casa,  permitiu que seus colegas ficassem livres para votar conforme a consciência mandasse. Silvano representa a 'cota' desse grupo, que é formado por Viana, Amaral, Janaína Riva (PMDB), Emanuel Pinheiro (PMDB), Sebastião Rezende (PSC), Pery Taborelli (PSC) e José Carlos do Pátio (SD)

Votaram contra essa chapa os deputados Pinheiro, Riva e Viana.

Antes da votação acontecer, alguns parlamentares aproveitaram o momento para tecer duras críticas à maneira como foi encaminhada formação a chapa, que teve 17 deputados da base do governo apoiando. Zeca Viana defendeu veementemente uma casa legislativa com mais independência.

"Eu venho sempre criticando a mesa dessa casa, que se transformou em um puxadinho do Executivo", disparou Viana em plenário.

Emanuel Pinheiro complementou ao dizer que "não é possível apoiar uma candidatura que não foi criada originalmente na casa", e defendeu alternância na mesa.

"É normal crítica, mas a Assembleia não é puxadinho do Executivo. Tanto não é que todos os projetos do Executivo receberam inúmeras emendas. Todos os deputados têm voz e vez. Não se pode confundir minoria com autonomia. O governo tem maioria aqui, então ele vence tudo", avalia Botelho.

Em seu discurso, após a apuração dos votos, o deputado eleito ainda apelou, dizendo "não entendam e não tratem essa Casa como tendo bandido. Aqui são 24 líderes e deputados que receberam milhões de votos. E vamos tratar harmonicamente cada um".

Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br