NOTÍCIA |

Comitê gestor dá aval para novas ligações do programa Luz Para Todos

Por: Agência de Notícias da AMM
Publicado em 05 de Julho de 2017 , 10h53 - Atualizado 05 de Julho de 2017 as 10h53


O comitê gestor estadual do programa Luz Para Todos aprovou o início dos trabalhos que irão garantir o fornecimento de energia a quase duas mil unidades consumidoras, distribuídas entre 56 municípios de todo o estado. O assunto integrou a pauta de discussão de uma reunião que ocorreu nesta terça-feira (04), na sede da Eletronorte em Cuiabá. O comitê tem a finalidade de priorizar demandas e acompanhar o desenvolvimento do programa e cumprimento de metas de universalização nos municípios de Mato Grosso.


Durante a reunião, também foi definido a priorização das ligações com custo inferior a R$ 30 mil. O objetivo era ampliar o número de ligações de menor custo nesta primeira etapa.


O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Neurilan Fraga, ressaltou a importância da utilização do princípio da proporcionalidade na elaboração das próximas listas. Para Fraga, esta é a única forma de contemplar de forma igualitária a todos os municípios.

 

“O acesso a energia elétrica é fundamental para garantir o desenvolvimento social e econômico das regiões, por isso, nas próximas listas, o número de contemplados deve ser distribuído de forma proporcional e atentando as prioridades definidas pela lei”, reforçou.


O superintendente regional de engenharia da Eletronorte no estado, Hélio Cesar Monti, afirmou que as ligações previstas na 6ª tranche já estão sendo finalizadas e devem ser concluídas muito antes do prazo final, que acaba em dezembro deste ano, totalizando 5.731 propriedades atendidas. Ainda de acordo com o engenheiro, a concessionária de energia já está pronta para iniciar as obras da próxima etapa. “A Energisa aguarda uma resposta do governo federal sobre as negociações em torno do custo médio do preço da ligação no programa. Mas, independente dos recursos do Luz Para Todos, a empresa tem a obrigação de universalizar o acesso à rede elétrica até 2020”, lembrou.


De acordo com o gerente de Construção e Manutenção de Redes de Distribuição da Energisa, Glauber Niero, os valores devem ser definidos antes da assinatura do contrato entre a empresa e o programa federal. Ele explicou que existe uma variação dos custos de acordo com a dificuldade logística para a oferta dos serviços. Niero reafirmou o compromisso da empresa e contou que cerca de 2500 pedidos já foram orçados e aguardam assinatura do contrato para início das obras.


Para agilizar o processo de assinatura do contrato com o governo federal, o presidente da AMM sugeriu que o comitê estadual leve a situação ao conhecimento dos deputados e senadores da bancada federal durante a 1ª Marcha a Cuiabá – Prefeitos e Vereadores em Defesa dos Municípios Mato-grossenses, no dia 10 de julho. Neurilan ainda cogitou a possibilidade da presença da Energisa em um dos estandes do evento para sanar as dúvidas dos gestores municipais sobre o cadastramento no programa.


As indicações foram registradas na ata da reunião para a formalização das solicitações nas instituições participantes do comitê.

Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br