NOTÍCIA | Homenagem

Capital do Agronegócio, Sorriso será tema de enredo no Rio de Janeiro

Por: VINÍCIUS LEMOS - Midianews
Publicado em 26 de Outubro de 2015 , 09h39 - Atualizado 26 de Outubro de 2015 as 09h39


O desfile da Unidos da Tijuca em 2016 abordará a agricultura; Prefeitura nega patrocínio para evento
A escola de Samba Unidos da Tijuca atravessará o Sambódromo do Rio de Janeiro, no dia 7 de fevereiro de 2016, mostrando características da produção econômica de Mato Grosso.

O desfile da escola será inspirado no município de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá) e abordará a agricultura.

O samba-enredo “Semeando Sorriso, a Tijuca festeja o solo sagrado” é uma homenagem à agricultura do País, tendo como base a cidade mato-grossense, considerada “capital nacional do agronegócio”.

Para a inspiração do desfile, uma equipe da Unidos da Tijuca visitou a cidade para conhecer melhor a região.

Apesar de ter grande relevância na construção do tema da escola de samba carioca, a Prefeitura de Sorriso nega que tenha prestado algum tipo de auxílio financeiro para o desfile.

Representantes da Unidos da Tijuca teriam tentado um acordo de patrocínio com o município, porém, dificuldades financeiras teriam impedido que a conversa seguisse adiante.

Esta não é a primeira vez que uma cidade mato-grossense serve de inspiração para um desfile na Marquês de Sapucaí.

Em 2013, Cuiabá foi homenageada pela escola de samba Estação Primeira de Mangueira. O desfile controverso acabou gerando investigações sobre o dinheiro público investido pela Capital mato-grossense.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Sorriso, Rafael Reis, negou que haja qualquer tipo de patrocínio do município.

Ele declarou que a escolha do tema foi feita por livre escolha da Unidos da Tijuca.

“Não estamos patrocinando o desfile, nem temos nenhum acordo para que Sorriso seja tema. Os integrantes da escola estão organizando o desfile por autoria deles mesmos. Somente apoiamos durante o momento em que artistas vieram conhecer a região para se inspirar”, disse.

Reis observou que o tema do desfile da escola de samba será a agricultura e o agronegócio.

Apesar de não saber como funcionará o tributo que a escola poderá prestar ao município, no desfile, ele acredita que deverá haver menção à cidade durante a apresentação.

“Eles citam Sorriso no samba porque aqui foi a inspiração deles. O tema é a agricultura, mas a inspiração é o município”, afirmou.
Eles citam Sorriso no samba porque aqui foi a inspiração deles. O tema é a agricultura, mas a inspiração é o município

Representantes da Unidos da Tijuca teriam feito uma proposta ao prefeito de Sorriso, para que patrocinasse o evento. Porém, a região teria outras prioridades e não aceitou auxiliar financeiramente o evento.

A escola de samba carioca teria solicitado o valor de, aproximadamente, R$ 5 milhões como forma de patrocínio, para que o município mato-grossense ganhasse destaque na avenida da passarela do samba.

“O presidente da Unidos da Tijuca fez uma oferta para que Sorriso fosse tema principal, se a gente bancasse o samba-enredo. Mas não temos capacidade pra isso, porque estamos investindo em outras prioridades”, disse Rafael Reis.

Conforme o secretário, o próprio carnaval de Sorriso foi cancelado neste ano, para que o dinheiro fosse destinado a outras necessidades do município.

“A gente não tinha nem como bancar uma coisa dessas agora. Então, eles resolveram mudar o tema, que seria ‘Sorriso’ para o agronegócio, tomando o município como inspiração”, justificou.

Conforme Reis, a escola de samba ainda tentou conseguir patrocínio com empresários do município. As tentativas, porém, foram frustradas.

“Até tentaram conversar com alguns empresários da cidade, para conseguir um patrocínio através da Lei Rouanet, mas também não conseguiram”, disse.

Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br