NOTÍCIA | DIREITO DE SER MÃE

Botelho alega que antecipação da eleição da Mesa respeita "direito de Janina Riva ser mãe"

Presidente da AL afirma que pleito interno deve ser antecipado em uma ou duas semanasDa Redação

Por: Redação - Folha Max
Publicado em 06 de Fevereiro de 2020 , 17h40 - Atualizado 06 de Fevereiro de 2020 as 17h43


Reprodução - Internet
A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso poderá ser antecipada. É o que prevê uma PEC, de lideranças partidárias, que começou a tramitar nesta terça-feira (04). Contudo, o presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho (DEM), assegurou que não permitirá a antecipação das discussões sobre a composição de chapas neste momento.
 
Botelho falou à imprensa, nesta quarta-feira (05), sobre a importância da PEC, mas rechaçou qualquer discussão antecipada sobre a composição da MD antes de maio.
 
“Essa proposta de antecipação não é nada grande. Talvez antecipar uma ou duas semanas, por conta de um pedido da deputada Janaína Riva (MDB), que possivelmente vai ganhar neném no final de agosto. E, como a eleição é em setembro, ela [Janaina] ficaria fora e ela quer participar. Então, em respeito às mulheres, às mães, que todos nós temos, pelo momento muito importante, permiti a tramitação de uma PEC que possa mudar isso [data], mas não será nada grande. Inclusive, estou pedindo para os deputados que não comecem, nesse momento, a discussão da composição da Mesa Diretora. Peço que deixem passar a eleição do Senado, que comecem essa discussão a partir de maio”, disse Botelho.
 
Conforme o presidente, o momento não é oportuno para falar sobre a composição da próxima MD, que irá comandar o Parlamento no biênio 2021-2023. “Também não conversei com nenhum deputado sobre isso. Temos que esperar o momento certo para que cada deputado tome a sua posição. Não vou permitir que essa discussão comece agora”, afirmou.
 
São dois anos o mandato dos membros da Mesa Diretora, sendo permitida a reeleição. A PEC 01/2020 altera o parágrafo 6º do artigo 34 da Constituição do Estado de Mato Grosso. Determina que “para o segundo biênio, em data e hora previamente designadas por Resolução Administrativa, até a Ordem do Dia da primeira sessão do mês de setembro do segundo ano legislativo, sob a direção da Mesa Diretora, realizar-se-á a eleição da Mesa, tomando posse os eleitos em 1º de fevereiro do ano subsequente”, diz trecho da PEC.
Exatas Contabilidade
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br