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Aumenta o número de queixas contra serviços de energia elétrica em Mato Grosso, diz Procon

Por: A Gazeta
Publicado em 10 de Agosto de 2015 , 09h02 - Atualizado 10 de Agosto de 2015 as 09h02


As reclamações dos consumidores contra os serviços de energia elétrica lideraram as queixas no Procon Estadual em julho. Dos 1,309 mil registros categorizados como Serviços Essenciais, 573 (43,77%) foram referentes ao setor de energia.

 

Esse total, confrontado com o número de julho de 2014 - de 146 reclamações -, aumentou 292%. As principais queixas dos consumidores mato-grossenses no mês passado relacionadas ao segmento de energia foram referentes à cobrança indevida/abusiva na fatura de consumo, com 507 registros; reajuste abusivo nos preços, taxas (17) e vício de qualidade com serviços mal executados, inadequados ou impróprios (14).

 

Ainda na categoria Serviços Essenciais, outra que se destacou pelo volume de reclamações no Procon foi o de Água e Esgoto, com 366 registros em julho de 2015, acréscimo de 7,94% sobre o total registrado em julho de 2014, quando foram contabilizadas 339 reclamações.

 

O serviço de telefonia celular ocupou a 3ª posição no ranking dos mais reclamados no 7º mês deste ano, com 244 registros e alta de 93,65% sobre as 126 queixas de julho do ano passado. Com 491 registros, o setor Assuntos Financeiros ocupa a 2ª posição no ranking geral de reclamações do Procon em julho de 2015. As queixas estão divididas em 128 procedimentos para a categoria Banco Comercial, 121 para Cartão de Crédito e 72 para Financeira.

 

Em 3º lugar no ranking do órgão ficou o setor de Produtos, com 480 atendimentos, sendo 86 reclamações para a categoria Telefone (convencional, celular, interfone, etc.), 43 para Eletroeletrônico Importado e 39 procedimentos para Combustível Automotivo (gasolina, etanol, diesel, gás).

 

A área de Serviços Privados registrou 348 atendimentos, ficando com a 4ª posição no ranking. Destes, foram 146 reclamações para a categoria TV por Assinatura, 31 para Escola (pré, 1º, 2º graus e superior) e 28 para Estabelecimento Comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc). Como o 5º colocado no ranking está com o setor de Alimentos, que registrou 57 recla-mações, sendo 10 para bolachas, biscoitos e petiscos, 9 para supermercados (pães e outros produtos feitos na panificadora do supermercado, verduras, frutas, etc), e 6 para bebidas alcoólicas.

 

O setor saúde ocupa o 6º lugar com 39 reclamações. Na última posição está Habitação, com 34 registros. Integram o banco de dados do Procon/MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.  

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JUARA MATO GROSSO



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