NOTÍCIA | Rondon

Assembleia Legislativa garante apoio para conclusão do Memorial Rondon

Presidente da AL participou da solenidade que comemorou os 150 anos do nascimento de Marechal Cândido Rondon

Por: KLEVERSON SOUZA Assessoria da Presidência
Publicado em 06 de Maio de 2015 , 06h33 - Atualizado 06 de Maio de 2015 as 06h33


A Assembleia Legislativa garantiu apoio ao governador Pedro Taques (PDT), nesta terça-feira (5), para a conclusão do Memorial Rondon, que teve as obras iniciadas há 15 anos em Mimoso, distrito de Santo Antônio do Leverger.
 
Presidente da Casa de Leis, Guilherme Maluf (PSDB), afirmou durante solenidade de comemoração dos 150 anos do nascimento de Marechal Cândido Rondon, o patrono das telecomunicações no Brasil, que iniciará diálogos com deputados com base eleitoral na baixada cuiabana para a destinação de emendas parlamentares com o objetivo de ajudar o Poder Executivo a concluir a obra, retomada por determinação do governador nos primeiros 100 dias de administração. 
 
“O governador já disse que vai haver emendas parlamentares, então podemos, cada parlamentar da baixada cuiabana, fazer a destinação de parte desse recurso e contribuir para a conclusão dessa obra tão importante para os mato-grossenses”, anunciou o presidente da Assembleia Legislativa, que representou o Poder Legislativo juntamente com o líder do Governo, Wilson Santos (PSDB), autor do requerimento da sessão especial realizada hoje. 
 
Maluf destacou o papel de Marechal Rondon para Mato Grosso e para o Brasil. “É um ícone da nossa história que deve ser valorizado, pois povo que não cuida do seu passado, com certeza não tem futuro próspero. Ele [Rondon] deixou claro seus princípios, quando disse que jamais mataria e morreria se fosse necessário. Todos queremos o desenvolvimento, mas tem que ser sustentado com pilares como a ética e cultura, sobretudo da nossa história. A Assembleia Legislativa vai se esforçar para ajudar na conclusão da obra e trabalhar para divulgar a história desse patrimônio mato-grossense”, argumentou.
 
No evento realizado em Mimoso para celebrar os 150 anos do nascimento de Rondon, a comunidade recebeu muitas apresentações. A festividade teve início com o café da manhã na escola Santa Claudina, com toda a cidade. Depois, aconteceu a formatura de 200 soldados do Exército, apresentações artísticas, abertura da sessão solene da Câmara Municipal e lançamento do selo dos Correios em homenagem a Marechal Cândido Rondon. 
 
“Vamos terminar nesse ano, a obra que já passou por três governos. Temos que fazer um convênio com o município de Santo Antônio do Leverger para que possam administrar o memorial. Hoje também demos a ordem de serviço para o processo licitatório para a construção de uma quadra esportiva coberta na escola Estadual Santa Claudina, lançamos o programa que vai trabalhar o desenvolvimento sustentável da região do pantanal e também dar condições para que a comunidade ribeirinha possa desenvolver através do micro crédito do MT Fomento”, disse o governador.
 
O evento contou com a participação do bisneto de Rondon, Benjamin Rondon, e de Tweed Roosevelt, bisneto do ex-presidente americano Theodore Roosevelt, que participou de expedição na companhia de Rondon pelo Rio da Dúvida, entre os anos de 1913 e 1914, em Mato Grosso. 
 
Taques lembrou que é preciso exaltar o passado, a importância dos heróis que construíram nossa história e planejar, pensar e desenvolver o futuro. Para a construção do Memorial, argumentou que também existem recursos do Governo Federal através do BNDS. “Se precisar de dotação orçamentária, é um compromisso que temos com a sociedade, terminaremos essa obra. A entrega do Memorial é um resgate para a população de Mimoso, que já está cansada de promessa e quer concretização de políticas públicas”, confirmou.  
 
O governador também anunciou que irá regulamentar a lei de 1990, que determina o ensino de história e geografia de Mato Grosso nas escolas públicas no Estado. 
 
O Governo de Mato Grosso instituiu o ano de 2015, através de decreto, como o de Marechal Rondon, em homenagem ao precursor dos telégrafos brasileiros, da convivência com os índios e de papel fundamental na história da Comunicação brasileira.  
 
O Dia Nacional das Comunicações é comemorado em 5 de maio, em homenagem ao marechal, que nasceu distrito de Mimoso no mesmo dia de 1865. Faleceu no dia 19 de janeiro de 1958 , aos 93 anos no Rio de Janeiro. 
 
Rondon ajudou a construir as linhas telegráficas de Mato Grosso a Goiás. Sertanista, o militar também fez parte da expedição científica Roosevelt-Rondon para pesquisar e coletar espécimes da flora e da fauna da região amazônica. Pelas expedições pacíficas e desbravadoras, Rondon foi indicado para concorrer ao prêmio Nobel da Paz. 
 
A Assembleia Legislativa, por meio do Instituto de Memória do Poder Legislativo, realiza exposição “Rondon, herói mato-grossense”, entre os dias 6 e 15 de maio, no Espaço Cultural, no saguão principal da Casa de Leis. Já na quinta-feira (7), às 19h, será realizada uma sessão solene no Plenário das Deliberações do Poder Legislativo, em homenagem a Rondon. 
 
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br