NOTÍCIA | MAIS MORTOS DO QUE VIVOS

34 municípios de Mato Grosso possuem população menor do que a quantia de mortos por COVID-19 no estado

O grupo dos 34 representa mais de 24% dos 141 municípios de Mato Grosso.

Por: Eduardo Gomes, site Boa Mídia
Publicado em 03 de Fevereiro de 2021 , 12h36 - Atualizado 04 de Fevereiro de 2021 as 13h44


Reprodução
Em Mato Grosso, até ontem, 16 de janeiro, 4.782 morreram vítimas da pandemia do novo coronavírus. Esse número de óbitos supera, isoladamente, a população dos 34 menores  municípios mato-grossenses.
O grupo dos 34 representa mais de 24% dos 141 municípios de Mato Grosso. O maior é São Pedro da Cipa (4.771 habitantes), no polo de Rondonópolis;  a menor população é a de Araguainha  (946 residentes), no Vale do Araguaia, polo de Barra do Garças, divisa com Goiás.

 

Esse grupo de municípios se espalha por todas as regiões mato-grossenses, e em ordem populacional decrescente é formado por Canabrava do Norte, São Pedro da Cipa, Santa Carmem, Nova Guarita, São José do Povo, Conquista D’Oeste, Novo Horizonte do Norte, Rondolândia, Nova Nazaré, Nova Brasilândia, Tesouro, Itaúba, Nova Santa Helena, Torixoréu, Figueirópolis D’Oeste, União do Sul, Santa Rita do Trivelato, Salto do Céu, Nova Marilândia, Santo Afonso, Vale de São Domingos, Araguaiana, Glória D’Oeste, Porto Estrela, Indiavaí, Reserva do Cabaçal, Planalto da Serra, Novo Santo Antônio, Santa Cruz do Xingu, Ribeirãozinho, Luciara, Serra Nova Dourada, Ponte Branca e Araguainha.

A doença é contagiosa e a média estadual de letalidade é 2,39%. Da população mato-grossense de 3.526.220 habitantes foram infectados 198.444 sendo que 184.244 superaram a doença, 4.782 morreram e 9.418 ou fazem tratamento domiciliar ou estão internados em leitos de enfermarias ou em unidades de terapia intensiva (UTIs) da rede pública.

Todos os municípios foram atingidos pela doença, que assusta também nas pequenas cidades, onde figuras importantes foram contaminadas sendo que algumas morreram e outras a superaram.

Nenhum dos 34 pequenos municípios atingidos pela doença tem estrutura hospitalar. Os infectados são encaminhados para o hospital de referência regional ou para Cuiabá.

Seo Sandu não resistiu

 

MATO GROSSO – O primeiro diagnóstico laboratorial da doença em Mato Grosso foi confirmado em 19 de março de 2020. O paciente seria um homem residente em Cuiabá e sua identidade foi preservada. No dia 3 de abril, em Lucas do Rio Verde, ocorreu o primeiro óbito de um infectado pelo novo coronavírus – Luiz Nunes, de 54 anos, gerente de um supermercado na cidade, diabético, hipertenso e obeso, não resistiu e morreu em um hospital daquela cidade. Desde então, as mortes ocorreram em todos os dias.

PEQUENOS – Em 10 de maio, o ex-prefeito de Ponte Branca (1.550 habitantes), Sandoval Nogueira de Moraes, o seo Sandu, de 82 anos, morreu vítima da doença numa UTI de um hospital em Barra do Garças. Ponte Branca faz divisa com Goiás e pertence ao polo de Barra do Garças.

Em 3 de junho, o governador democrata Mauro Mendes revelou que havia testado positivo para a doença. Mendes se internou numa UTI na capital paulista. Poucos dias antes dessa revelação o prefeito de Vale de São Domingos (3.126 habitantes), Geraldo Ramos, foi recebido em audiência no Palácio Paiaguás, pelo governador seu correligionário e logo em seguida sentiu sintomas do novo coronavírus – Geraldo testou positivo e fez tratamento domiciliar. Vale de São Domingos integra a faixa de fronteira com a Bolívia e pertence ao polo de Pontes e Lacerda.

Luciara e Silvano venceram a doença

Internado numa UTI na capital paulista o prefeito de Novo Horizonte do Norte (4.051 habitantes) Silvano Pereira Neves (MDB) se reelegeu ao cargo, praticamente sem participar da campanha eleitoral. Em 29 de setembro, Silvano deu entrada no Hospital e Maternidade São Lucas, de Juara (35.121 habitantes), município vizinho ao seu. Depois, foi removido para o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, de onde foi levado para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

O prefeito somente retornou à Novo Horizonte em 18 de dezembro, quando foi recebido em carreata.

Novo Horizonte pertence ao polo de Juara, no Nortão. Silvano ainda se recupera da doença. A mulher de Silvano, Luciara Schuck Neves, e uma neta do casal também contraíram a doença e se recuperaram.

Wemerson, em isolamento

No começo deste mês de janeiro o ex-prefeito de Salto do Céu (3.295 habitantes), Wemerson Adão Prata (SD) testou positivo para a doença. Wemerson está isolado domiciliarmente e faz tratamento. Parentes do ex-prefeito também contraíram o novo coronavírus.

Salto do Céu pertence ao polo regional de Cáceres, na faixa de fronteira com a Bolívia.

Odoni Mesquita Coelho, de 47 anos, obeso, ex-prefeito de Torixoréu (3.547 habitantes) morreu no dia 12 deste janeiro, num hospital em Brasília, vítima do novo coronavírus.

Odoni iniciou o tratamento médico num hospital particular de Barra do Garças, de onde foi removido para a capital da República.

Torixoréu, no polo de Barra do Garças, divisa com Goiás, pertence ao Vale do Araguaia.

 

 

 

Redação Boamidia

FOTOS:

1 – Assessoria do Dnit

2 – Álbum de Família

3 – www.showdenoticias.com.br – Juara

4 – Boamidia

Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br