NOTÍCIA | Racismo

Torcedores do Real Garcilaso, no Peru, imitam macacos quando Tinga pegava na bola

Dilma critica racismo contra Tinga e diz: 'Brasil inteiro está fechado' com ele

Por: Msn.com
Publicado em 13 de Fevereiro de 2014 , 12h38 - Atualizado 13 de Fevereiro de 2014 as 12h38


O caso de racismo de torcedores do Real Garcilaso, no Peru, contra o volante do Cruzeiro Tinga chegou ao Palácio do Planalto. Na manhã desta quinta-feira, a presidenta Dilma Rousseff manifestou seu apoio ao jogador, classificou o incidente como "lamentável" e prometeu que a Copa do Mundo do Brasil será também a "Copa contra o racismo".

Em sua conta no Twitter, Dilma escreveu: "Foi lamentável o episódio de racismo contra o jogador Tinga, do Cruzeiro, no jogo de ontem, no Peru. Ao sair do jogo, Tinga disse que trocaria seus títulos por um mundo c/ igualdade entre as raças. Por isso, hoje o Brasil inteiro está #FechadoComOTinga".

Na sequência, a presidenta tuitou sobre como tratará o assunto na Copa do Mundo: "Acertei com a ONU e a FIFA, que a nossa #CopaDasCopas também será a #CopaContraORacismo. Porque o esporte não deve ser jamais palco para o preconceito".

Tinga foi alvo dos torcedores do Real Garcilaso. Todas as vezes em que tocava na bola, ouviam-se imitações de macaco contra ele. "No começo, achei que era uma simples vaia, por ser um pouco conhecido aqui, já que joguei muitas Libertadores. Depois vi que era racismo. Fico bem chateado por acontecer uma coisa dessas. Estava focado em tentar virar o jogo, queria dar uma resposta dentro de campo. Joguei quatro anos na Alemanha e nunca vi nada disso. De repente, em um país aqui do lado, com tanta mistura como o nosso país, acontece algo assim", disse o volante após a partida em Huncayo.

Através da conta oficial da Libertadores no Twitter, a Conmebol se posicionou e disse que a postura dos peruanos é "inaceitável": "Sobre o tema de racismo no jogo Real Garcilaso x Cruzeiro, a Confederação Sul-Americana de futebol irá analisar o tema e as possíveis sanções pertinentes. Pedimos tranquilidade aos torcedores do Cruzeiro, mas sabemos que isso é inaceitável".

Até mesmo o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, se manifestou, não sem dar uma leve ironizada no arquirrival, que perdeu em sua estreia na competição por 2 a 1. "Racismo na Libertadores?... Me tiraram o prazer da derrota do Cruzeiro. Lamentável!", afirmou o dirigente.

Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br