NOTÍCIA | Saúde

Termogênicos auxiliam na queima de gordura mas devem ser usados com moderação

Termogênicos auxiliam na queima de gordura mas devem ser usados com moderação

Por: Midia News
Publicado em 08 de Outubro de 2013 , 01h53 - Atualizado 08 de Outubro de 2013 as 01h53


Em busca do ‘corpo perfeito’ as pessoas lançam mão cada dia mais de artifícios para eliminar as tão indesejadas gordurinhas. Moda nas academias, os termogênicos são produtos que aumentam a capacidade de desprender calorias ingeridas por meio da elevação da temperatura interna do corpo. Isso ajuda na queima de gordura. Porém não existe milagre, o produto só funciona se for conciliado com a prática de exercícios físicos. Caso contrário, não terá um resultado positivo e pode inclusive, ser prejudicial à saúde.

 

Segundo a farmacêutica e professora da Universidade de Cuiabá (Unic), Isanete Bieski, os produtos termogênicos vendem promessas que não podem cumprir, como por exemplo, a eliminação de gordura localizada. Há também contra-indicações e, pessoas predispostas, podem sofrer uma parada cardíaca ou um acidente vascular cerebral se ingerirem mais de 400 gramas de cafeína ou 500 gramas de chá-verde por dia, por exemplo.

 

Portanto, hipertensos ou portadores de doenças cardiovasculares devem evitar os termogênicos, até mesmo em forma de alimentos, ervas e especiarias. O horário do consumo do termogênico também deve ser avaliado com cuidado. Por exemplo, pela manhã ocorre um aumento na pressão arterial devido à reação do corpo ao momento de despertar (há um aumento da liberação do cortisol com a finalidade de aumentar a temperatura corporal promovendo assim o despertar todas as manhãs).

 

O consumo de termogênicos no mesmo horário da prática de exercícios físicos (principalmente pela manhã) pode representar um risco à saúde, especialmente em indivíduos que apresentam fatores de riscos cardiovascular tais como: circunferência da cintura elevada <88/90 cm, obesidade, hipertensão, apneia do sono, resistência à insulina. Também não devem ser consumidos após as 17h, pois podem causar insônia nas pessoas mais sensíveis. Além disso, pacientes que utilizam medicamentos para o sistema nervoso não devem usar sem consultar seu médico.

 

Segundo a nutricionista e professora da UNIC Beira Rio, Laura Toledo, alguns alimentos quando incluídos em uma dieta balanceada, podem assumir a função de auxiliar no aumento da taxa metabólica e assim acelerar a queima de gorduras, pois ao passarem pelo processo digestivo geram um gasto maior de energia.

 

Os alimentos que sabidamente possuem essas propriedades são: a pimenta que possuí em sua composição a capsaicina que seu o consumo frequente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%.

 

O chá verde traz vários benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e auxilia o bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. A recomendação é de 1 xícara de chá de cinco a dez minutos antes das refeições. Assim como a pimenta, se for consumido frequentemente também pode aumentar 20% o metabolismo. Você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos.

 

A canela melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico. Você pode colocar uma pitada de canela no café ou em frutas.

 

Laura ressalta que os alimentos listados quando consumidos em exagero podem causar dor de cabeça, insônia, pressão alta, enjoo, taquicardia, falta de ar e problemas gastrointestinais. “O ideal é que esses alimentos façam parte de uma dieta balanceada em calorias e demais nutrientes para uma perda de peso eficaz, sendo necessária a prescrição nutricional”, destaca a nutricionista, ao lembrar que antes de fazer uso de produtos termogênicos é interessante que as pessoas consultem um especialista.

 

Confira abaixo a lista dos principais alimentos termogênicos:

 

1. Temperos - Pimenta-do-reino, cominho, mostarda, cebola, alho, curry e canela, entre outros, contêm substâncias que agem no sistema nervoso central. Há estudos mostrando que o gengibre ajuda a acelerar a queima calórica em 20%.

 

2. Chá verde - A bebida do momento é tida como campeã entre os termogênicos. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue - o que ajuda a diminuir a compulsão por doces - e inibe a ação da amilase, a enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal. A farmacêutica, Isanete Bieski, da Universidade de Cuiabá - UNIC, recomenda 1 xícara, cinco a dez minutos antes das refeições.

 

3. Xantinas - Fazem parte desse grupo substâncias como a cafeína, à teofilina e a teobromina, presentes principalmente no café, em vários tipos de chá, inclusive o mate, no chocolate e em bebidas à base de cola. Age diretamente no sistema nervoso central, acelerando o metabolismo.

 

4. Ácido acético - Disponível no vinagre, melhora a ação da insulina no organismo. Quando os receptores desse hormônio não trabalham de maneira eficiente, a glicose se acumula no sangue e o excesso, além de gerar outras complicações, leva ao acúmulo de gordura. Os especialistas recomendam o de maçã.

 

5. Ácido láurico e lauricina - Aparecem, sobretudo na gordura do coco. Além de ajudar o bom funcionamento da tireoide, elevando a temperatura corporal, auxilia na diminuição do colesterol e no combate a inúmeras infecções.

 

6. Canela (Cinnamomum zeylanicum) Tem atividade antioxidante extremamente alta, por isso é termogênica e o óleo da canela tem propriedades antibacterianas e antifungos fortes. A canela têm também uma grande fonte de manganês, de fibra, de ferro, e de cálcio. Como consequência, as pessoas utilizam como remédio caseiro eficaz para: * Reduzir níveis de açúcar de sangue e tratando a diabetes do tipo 2. * Baixar o colesterol. * Ajuda na digestão. * Tratar diarreia. * Curar resfriado comum. Redução de dor das artrites. * Memória de impulso e função cognoscitiva. * Tratar dores de molares. * Eliminação da má respiração. * Curar dores de cabeça e de enxaqueca.

 

7. Chá-mate, pholia Magra, folha magra (Ilex paraguariensis): elevada atividade antioxidante superior ao da Camelia sinesis, equivalente ou superior ao da vitamina C, E ou Trolox substância considerada padrão para essa atividade. Além de fazer a prevenção de aterosclerose e câncer.

 

8. Guaraná (Paullinia cupana) é uma planta que contém cafeína, atuando diretamente na gordura, fazendo com que sejam liberadas substâncias como a adrenalina, que aumentam a quebra de tecido gorduroso.

Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br