NOTÍCIA | Mortes por H1N1

Saúde confirma três mortes por H1N1 em Mato Grosso; duas em Cuiabá

Saúde confirma três mortes por H1N1 em Mato Grosso; duas em Cuiabá

Por: Redação 24 Horas News
Publicado em 13 de Agosto de 2013 , 09h24 - Atualizado 13 de Agosto de 2013 as 09h24


A Secretaria de Saúde confirmou nesta segunda-feira, 12, a morte de três pessoas em Mato Grosso pela gripe A/H1N1. Os casos de vítimas fatais foram registrados nas cidades de Cuiabá, com dois casos e um em Sorriso. O óbito de Cuiabá se deu por um caso de H1N1 e outro por Influenza B. Os nomes das pessoas que morreram não foram divulgados.  Em algumas cidades do Estado, autoridades de saúde tentam evitar o pânico.      

 

De acordo com a SES, até esta segunda-feira, ocorreram 105 notificações de casos de gripe, dos quais sete são positivos para Influenza A H1N1, cinco caos de Influenza B, três caos de Influenza A H3N2, um caso inconclusivo, 42 casos descartados e 37 casos em investigação.      

 

Os municípios que apresentaram confirmação dos casos de A/H1N1 foram: Cuiabá, com 4 registros; Campo Verde, 1; Primavera do Leste, 1,  e Sorriso, também um.      

 

No ano de 2012 no mesmo período, foram notificados 137 casos notificados, sendo 21 positivos e três óbitos confirmados.      

 

 A Gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado, Valéria Cristina da Silva, disse que as ocorrências estão dentro do esperado e descarta surto ou epidemia da doença no Estado.      

 

Apesar disso, em Campo Novo dos Parecis, na semana passada, a população correu em massa em busca da vacina contra a doença. A situação gerou grandes filas nos postos de saúde. Teve pessoas que chegaram por volta das 3 horas para garantir uma dose da vacina. Senhas tiveram que ser distribuídas.      

 

As doses distribuídas a população de Campo Novo foram as remanescentes do ano passado. Na ocasião, a meta atingida na cidade foi de pouco mais de 60% das pessoas que precisariam se vacinar. Agora está essa procura grande, não havendo motivos aparente para tal. É claro que é sempre importante nos prevenir contra a doença, mas não registramos esse ano nenhum caso de H1N1 em Campo Novo do Parecis.", disse o secretário Claudiomiro Botin.      

 

 A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.       O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava.      

 

Segundo a OMS e o CDC (Center for Deseases Control), um centro de controle de enfermidades, nos Estados Unidos, não há risco de esse vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco, porque ele será eliminado durante o cozimento em temperatura elevada (71º Celsius).

Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br