NOTÍCIA | Gripe H1N1

Duas crianças morrem com suspeita de gripe H1N1 e deixa cidade em Alerta

Duas crianças morrem com suspeita de gripe H1N1 e deixa cidade em Alerta

Por: Nortão Noticias //Primeira Mão MT
Publicado em 09 de Agosto de 2013 , 05h06 - Atualizado 09 de Agosto de 2013 as 05h06


A população da cidade de Tapurah - MT, localizada a 430 Km da capital Cuiabá em Mato Grosso,  esta vivendo em situação de alerta na área da saúde. Tudo começou desde que duas crianças vieram a óbito com suspeita de contaminação do vírus da gripe H1N1.

 
 

 A primeira suspeita surgiu com o óbito de G. J. L., uma criança de apenas 1 ano de vida, morador do bairro Cristo Rei, que faleceu no último dia 02/08/2013 com sintomas da doença.

 
 

 A segunda suspeita veio a se revelar nesta semana, quando a criança I.S.R., de 8 anos, residente em uma fazenda na  região de Tapurah, deu entrada no hospital municipal da cidade. Ele estava com sintomas de febre alta e com suspeita de dengue, pois exames revelaram que a imunidade estava baixa, pois as plaquetas estavam alteradas, isso aconteceu na segunda feira dia 05/08.

 

 

 Na terça feira, um dia depois seu quadro piorou e a equipe médica do hospital resolveu fazer um raio X do pulmão da criança e foi constatado que o garoto estava com sintomas agravado, apresentando as mesmas características da gripe H1N1.


  

 Diante desse quadro, o garoto foi imediatamente encaminhado para o hospital regional de Sorriso-MT, mais após dar entrada, ele foi encaminhado para UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e logo depois veio a óbitos.


 

  O garoto foi vítima de pneumonia aguda, mas exames serão feitos para apontar a real causa da morte. A primeira informação de que existe a suspeita de gripe “A” foi revelada pelo o pai da vítima, Daniel Silva, a um site de Sorriso-MT. Porem na data de ontem, 07/08/2013,  Dr. Sergio, vice-prefeito e médico do hospital de Tapurah, confirmou em entrevista a um programa de TV de Tapurah, que os médicos também acreditam na suspeita da gripe H1N1. Após noticia, a população entrou em pânico, apesar do médico alertar que não é momento para isso.

 

 

 Dr. Sergio informou ainda que materiais foram coletados das vítimas para analises dos médicos peritos, onde procederá ao laudo que confirmará ou não se a gripe é do tipo H1N1, ou influenza A.

 
 

 O secretario de Saúde do Município, Valmor de Oliveira, explicou ao Primeira Mão MT, que apesar de todos os sintomas indicar para uma contaminação do vírus H1N1 da influenza do tipo A, o qual é suspeita de ter vitimado as duas crianças em nosso municipio, ainda é preciso aguardar o laudo definitivo, para fazer essa confirmação.

 
 

 O secretario garantiu a nossa redação que toda equipe médica da rede municipal está orientada a tratar o caso com muita dedicação, pois toda pessoa que chegar ao hospital com esses mesmos sintomas, farão exames necessários acompanhados de raio X do pulmão, caso apresente os sintomas, serão internados e de imediato deverão tomar o medicamento indicado pelo Ministério da Saúde (Tamiflu) durante 5 dias.

 
 

 Além do tratamento necessário, o secretario ressaltou que medidas de prevenção estão sendo tomadas, pois na data de hoje 08/08, a partir da 19 horas, haverá palestras com dois técnicos da área de saúde do polo de Sinop – MT, que deverá orientar a população para os cuidados de prevenção ao vírus H1N1.

 
 

 O caso é de tamanha importância que o prefeito Luiz Eickhoff, na data de ontem, foi até a cidade de Cuiabá, mais especificamente na Secretaria de Saúde do Estado, para buscar ajuda, nesta visita, após argumentar-se o prefeito conseguiu aproximadamente 2000 mil doses da vacina da gripe H1N1, que serão utilizadas nos casos de riscos, crianças, técnicos saúde, gestantes, pós-parto, idosos e pessoas que tiveram contatos nos últimos dias com as vítimas. “Essa vacinação é fora da campanha, mas mesmo assim obedecera ao protocolo do Mistério da Saúde, que conduzira da melhora forma para atender os casos de prioridade no momento” explicou o prefeito.

 
 

 O prefeito informou ainda que além dessa quantidade de vacinas fornecidas pelo superintendente de epidemiologia da Secretaria de Saúde do Estado, o senhor Sandro, o mesmo ainda fez orientação de como preceder junto a população neste momento, esclarecendo que a prioridade é a prevenção nos cuidados da transmissão do vírus, onde ressaltou que é importante nestes casos:

 
 

 Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, o Center Deseases Control (CDC) recomenda:

 
 

 * Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;

 

 

 * Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;


  

 * Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;

 
 

 * Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;


  

 * Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;

 
 

 * Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;

 
 

 * Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.

 
 

 Até a data de hoje, 14 pessoas entre crianças e adultos estão internadas no hospital municipal de Tapurah, todas com sintomas iniciais similares aos das crianças, sendo que não é possível afirmar que se trata da gripe H1N1, nestes casos pode ser até mesmo dengues mais todos estão tomando o medicamento indicado (tamiflu) para prevenção.

Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br