NOTÍCIA | INVESTIGAÇÃO

Criança de 1 ano morre em Cáceres com sintomas de gripe A

Criança de 1 ano morre em Cáceres com sintomas de gripe A

Por: Midia News // DA REDAÇÃO//RAQUEL FERREIRA // A GAZ
Publicado em 06 de Abril de 2013 , 04h47 - Atualizado 06 de Abril de 2013 as 04h47


O óbito da menina E.C.P.V., de 1 ano e 11 meses, pode ter sido provocado por contaminação pelo vírus H1N1, que provoca a gripe influenza A. A criança morreu em Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) 3 horas depois de dar entrada na primeira unidade de saúde em busca de atendimento médico. Neste período, passou por 4 hospitais. Com este caso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem 9 suspeitas de pacientes contaminados. Em 2012, foram 115 notificações da doença, 25 foram confirmados e 3 morreram.

 

A avó da criança, Edite da Conceição Almeida, afirma que a neta passou mal por volta das 4h de quinta-feira (4) e foi levada pelos pais para o Pronto-Atendimento da cidade, onde foi diagnosticada com gases e tomou uma injeção de dipirona. O médico, segundo a família, deu alta para a menina, que ao retornar para casa continuou reclamando de dores, principalmente na garganta.

 

Os pais decidiram então levá-la a uma unidade de saúde particular, onde o médico encaminhou para o Hospital São Luiz para realização de um raio-x do tórax da criança. De lá, a menina foi para o Hospital Regional de Cáceres “Doutor Antônio Fontes” e morreu às 7h do mesmo dia.

 

Por meio de nota técnica, a Secretaria Municipal de Saúde aponta que a Vigilância Epidemiológica está adotando todas as medidas referentes à investigação do caso suspeito de H1N1, tanto para sua possível confirmação, quanto para a prevenção com intuito de evitar novas ocorrências.

 

Afirma que a notificação já é de conhecimento do Ministério da Saúde, o material para diagnóstico laboratorial foi coletado e realizado o pedido de medicamento para realização da quimioprofilaxia ao grupo alvo recomendado. A medida atende orientações técnicas de atendimento e bloqueio.

 

Embora a SMS suspeite da contaminação por H1N1, a família não acredita nesta possibilidade. Aponta que a criança nunca viajou, nem mantinha contato com pessoas que não fossem do seu convívio. A família reside no bairro Jardim Padre Paulo.

 

A SES ainda não recebeu a documentação da SMS de Cáceres, mas já foi informada sobre a situação. Destaca que o caso ainda é tratado como suspeito e passará por investigação.

 

Doença

A influenza humana é uma doença respiratória, cuja transmissão pode ocorrer de pessoa a pessoa, por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de indivíduos infectados.

 

Os sintomas gerais da influenza são: febre geralmente, dor de cabeça; dor nos músculos, calafrios; prostração, tosse seca, dor de garganta, espirros e coriza, os sintomas podem incluir ainda pele quente e úmida, olhos avermelhados e lacrimejantes. As crianças podem apresentar também febre mais alta, aumento de gânglios no pescoço, diarreia e vômitos.

 

Para evitar o contágio é importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas se estiver gripado, não usar medicamento sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.

Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br