NOTÍCIA | Greve

Silval e professores negociam hoje saída para o impasse

Silval e professores negociam hoje saída para o impasse

Por: Mídia News - DÉBORA SIQUEIRA E MARCIO CAMILO
Publicado em 02 de Setembro de 2013 , 04h19 - Atualizado 02 de Setembro de 2013 as 04h19


O governador Silval Barbosa se reúne com representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) na tarde desta segunda-feira (2), no Palácio Paiaguás.

A reunião foi agendada com a intermediação da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa. Os deputados também vão participar da audiência.


De acordo com o presidente do Sintep, Henrique Lopes, a categoria está aberta a negociação, “desde que o Governo apresente proposta concretas”.


Um dos pontos cruciais para o fim da greve, que completou 20 dias, é uma proposta efetiva em cima da recomposição salarial dos trabalhadores daEeducação.

O sindicato propõe reajuste salarial de 10.41%. Com a medida, os professores aumentariam o poder de compra em 7 anos. “Mas dá para negociar os prazos. Essa recomposição poder ser em  até 10 anos, por exemplo. Existem vários cenários. É tudo uma questão do governo apresentar propostas”, disse Lopes.  

Na reunião, Lopes já adiantou que a categoria vai rejeitar qualquer proposta do Governo em querer montar um novo grupo de estudo para analisar o pedido de aumento salarial.

“Estamos cansados disso. O Governo, em outras ocasiões, já apresentou muitos grupos de estudos e, até agora, nada de melhorias para a Educação. Esses grupos, na verdade, são uma forma de o Governo mostrar à população o quanto ele é democrático. Queremos propostas concretas”, disse o presidente do Sintep.

Na semana passada, durante dois dias, os professores grevistas participaram das sessões ordinárias da Assembleia Legislativa e cobraram mais atuação dos deputados. As cobranças culminaram na reunião dos professores com o governador, nesta segunda-feira.

Também participarão do encontro os secretários estaduais de Educação, Ságuas Moraes; de Fazenda, Marcel de Cursi; e o de Administração, Francisco Faiad.

Propostas rejeitadas

Em assembleia-geral no dia 26 de agosto, os professores decidiram não aceitar a proposta do Governo e convocar pouco mais de mil profissionais concursados e apresentar, apenas em 30 de setembro, uma proposta salarial para a categoria.

Eles avaliaram que maioria das reivindicações foi ignorada pelo Estado.

“Não foram apontados os mecanismos de como dobrar o poder de comprar dos professores em sete anos, o pagamento da hora atividade aos contratados, não se falou em datas para o novo concurso público”, reclamou o presidente do Sintep, Henrique Lopes do Nascimento.

Na sexta-feira (30), os grevistas participaram do atos promovidos pelas centrais sindicais e, para hoje, está marcado um ato, a partir das 14 horas, na Praça Ulysses Guimarães, na Avenida do CPA.

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br