NOTÍCIA | Unemat em Cuiabá

Riva defende fortalecimento e ampliação da Unemat

Riva defende fortalecimento e ampliação da Unemat

Por: ITIMARA FIGUEIREDO - Assessoria da Presidência
Publicado em 23 de Março de 2012 , 04h11 - Atualizado 23 de Março de 2012 as 04h11


Continuar a luta pelo fortalecimento e ampliação da Universidade Estadual de Mato Grosso – Unemat, dando condições de melhorar os campus instalados no estado. Essa defesa foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), ontem (22), durante audiência pública sobre a possibilidade de implantar um campus em Cuiabá, para atender os 13 municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá. Uma emenda de R$ 300 mil reais já foi aprovada para aquisição da área. A unidade deverá atender uma demanda de 20 mil alunos.

Para isso, Riva garantiu que vai continuar se empenhando pelo aumento orçamentário da Unemat. Lembrou a emenda que destinava à instituição 2,5% da Receita Corrente Líquida – RCL do orçamento estadual, aprovada no ano passado, mas questionada pelo Ministério Público Estadual, daria fôlego a instituição para investir mais no ensino superior. “Essa emenda tinha que ser acatada”, lamentou. Na próxima terça-feira (27), os parlamentares voltam a se reunir, desta vez com o governador Silval Barbosa para tratar sobre o assunto. Expectativa é que a implantação ocorra a partir de 2013.

Também reafirmou que a transformação do país parou na educação, que não recebe os investimentos necessários para promover o desenvolvimento. Prova disso, destacou, é que o último campus implantado no estado ocorreu há 11 anos em Juara. Riva ainda explicou que, se priorizado, o Governo tem condições de melhorar os campi existentes e instalar novos.

“É perfeitamente viável, por exemplo, um campus em Cuiabá e outro em Várzea Grande. Como existe em Barra do Bugres e Tangará da Serra”. Inclusive, citou a estadualização da Uninova, de Nova Mutum. Ação que poderá ocorrer em outros municípios com a contrapartida da sociedade. A Uninova está instalada num prédio moderno e de fácil acesso. A Unemat passará a administrá-la melhorando a situação dos alunos que não têm condições de pagar pelo Ensino Superior.

O deputado Emanuel Pinheiro (PR), autor da audiência, lembrou que dentre as 27 unidades federativas do país, 23 estados possuem universidade estadual na Capital. “Essa audiência pública significa o primeiro passo para o projeto de implantação dela em nossa Capital, com possibilidades de implantar mais um campus em Várzea Grande. Os filhos do Vale do Rio Cuiabá não terão mais necessidades de mudar de cidade para fazer curso superior”, disse Emanuel Pinheiro, ao destacar que atualmente, 60 mil jovens estão matriculados no ensino médio, na região.

Estudantes do município de Sinop, Tangará da Serra e Barra do Bugres, marcaram presença manifestando o descontentamento com a atual forma de investimento na educação do estado. Chamaram a atenção com cartazes: “Educação não é despesa. É retorno garantido”. Os acadêmicos do interior também pediram concurso para efetivação de professores pertencentes aos campi da região.

O professor Adriano Aparecido Silva, reitor da Unemat, agradeceu o apoio recebido dos parlamentares e lembrou que a Unemat possui quase 14 mil alunos matriculados, dentre as 12 unidades espalhadas pelo estado. A universidade tem 19 anos e sua sede principal está instalada no município de Cáceres. “Cuiabá já deveria ter o campus Unemat, um terço dos habitantes do estado mora aqui. É um projeto que trará benefícios incomparáveis aos moradores da Capital e proximidades”, avaliou o reitor.

Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br