NOTÍCIA | CADEIA DO LEITE

Projeto Mais Leite Saudável, apoiado pelo Programa REM MT,

aumenta a rentabilidade de 72 produtores Projeto investiu na implantação de 1 hectare de capineira por propriedade

Por: Programa REM
Publicado em 24 de Setembro de 2024 , 14h27 - Atualizado 24 de Setembro de 2024 as 14h34


Cecília Lozano/ Programa REM MT

O Programa REM MT apoia o projeto ‘Mais Leite Saudável’, que visa aumentar a produção leiteira, com qualidade e sustentabilidade, nas regiões de Alta Floresta e Paranaíta. A iniciativa é coordenada pela Cooperativa Agropecuária Mista Ouro Verde (COMOV) e beneficia 72 propriedades, oferecendo assistência técnica em manejo, sanidade, nutrição e reprodução, além da implantação de capineira e incentivo ao melhoramento genético via inseminação artificial.

O projeto busca enfrentar o desafio da baixa produtividade leiteira na região, promovendo a melhoria contínua da produção, a sustentabilidade da atividade, a regularização ambiental e a geração de emprego e renda. Um técnico especializado, supervisionado pela cooperativa, atende os produtores da área, oferecendo suporte técnico focado no manejo das pastagens e da capineira.

Além disso, o investimento contemplou a construção de um viveiro e a produção de mudas de moringa, aquisição de três botijões de inseminação, destinados às regiões de captação de leite da cooperativa, e a realização de palestras sobre cooperativismo. O projeto também financiou a compra de equipamentos para o laticínio da cooperativa, incluindo um resfriador de leite e soro, no valor de R$ 400 mil reais, que proporciona o aproveitamento integral do soro. 

O Programa REM MT também financiou, por meio do projeto, a compra dos materiais para início da obra de ampliação do espaço de armazenamento das câmaras frias, onde ficam os produtos lácteos. Esses equipamentos e melhorias no laticínio beneficiam não só as famílias participantes do projeto, mas também, todos os cooperados da COMOV. 

O diretor-secretário da COMOV, André Luis Marques, destacou a importância do projeto: “O projeto apoiado pelo REM MT investiu na base da produção, porque muitas vezes a gente era procurado na cooperativa para trabalhar com genética e alimentação, quando muitas vezes o que está faltando na propriedade é aquela alimentação de volumoso, de pasto, de capineira, de silagem. Então a gente voltou esse recurso, justamente para a produção de um hectare de capineira para cada propriedade”.

Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br