NOTÍCIA | Acrimat em Ação.

Pecuaristas reclamam de monopólio, morte de pastagens e invasão de terras

Pecuaristas reclamam de monopólio, morte de pastagens e invasão de terras

Por: 24 horas news
Publicado em 09 de Maio de 2012 , 00h00 - Atualizado 09 de Maio de 2012 as 00h00


Um diagnóstico feito pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) revela que os pecuaristas da região de Castanheira, no Noroeste de Mato Grosso, dentro de uma das regiões de maior rebanho bovino do Estado, se queixam de três situações: o monopólio de um grupo frigorífico na região, a morte de pastagens e os conflitos agrários, com indígenas e trabalhadores rurais sem-terra. As queixas foram levadas durante o projeto “Acrimat em Ação”.

 

Castanheira está em uma área composta por 8 municípios e cerca de 2,7 milhões de cabeças de gado. Segundo informações do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, Castanheira possui 372.221 mil cabeças de gado, dados da vacinação contra a febre aftosa de novembro de 2011, e com 1.297 propriedades rurais.

 

No município de Castanheira não existem frigoríficos instalados, mas na região Noroeste estão dois frigoríficos na cidade de Juína com capacidade de abate diário de 800 cabeças. O frigorífico JBS, com abate 500 cabeças/dia e o frigorífico RS com 300 animais dia. Os produtores de Castanheira, também têm a alternativa de abater na cidade de Juara, onde existem duas unidades.

 

“A Acrimat chega aos municípios por onde passa e faz um relatório da situação de cada um deles”, explica o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari. Essas informações serão entregues às autoridades para que providências sejam tomadas e políticas públicas criadas para o setor.

 

O projeto Acrimat em Ação envolve uma equipe multidisciplinar com 16 pessoas da Acrimat e de parceiros, como o Banco do Brasil, Biogénesis-Bagó, Feicorte, Governo Federal, 48a Expoagro de Cuiabá, Dow AgroSciences e a Ação Verde.  A segunda edição do Projeto Acrimat em Ação acontece no período de 8 de março a 29 de maio e vai percorrer os 30 municípios mais influentes na produção de gado de corte do Estado e onde estão instaladas 60 mil fazendas.

 

 Do rebanho total de 29,1 milhões de cabeças de gado no estado, a equipe do Acrimat em Ação vai passar pelas cidades que detêm 12 milhões de cabeças. A expectativa é de que mais de 3 mil produtores rurais participem das palestras, que abordam assuntos do dia a dia do homem do campo.

 

O objetivo do Acrimat em Ação é o de oferecer conhecimento técnico sobre assuntos pertinentes à pecuária de corte, repassando informações estratégicas aos produtores. A ideia é a de fomentar discussões que estimulem o desenvolvimento da pecuária, promova uma maior integração entre os produtores e a de captar as necessidades específicas de cada região.

Exatas Contabilidade
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br