NOTÍCIA | AGRONEGÓCIO

Momento Agrícola: Safra 2021/22, abate menor, feijão, ?decisões? e entrevistas são os destaques

O melhor desempenho no trimestre foi agosto, (2,52 milhões de cabeças) e setembro foi o de menor atividade (1,91 milhão de cabeças).

Por: Sergio Roberto - Momento Agrícola
Publicado em 12 de Dezembro de 2021 , 08h36 - Atualizado 12 de Dezembro de 2021 as 08h42


Reprodução - Momento Agrícola
A safra de grãos 2021/22, a retração no abate de bovinos, as exportações de feijão, as decisões afrontosas e questionáveis dos ministros do STF e as entrevistas são os grandes destaques da edição deste sábado (11/12) do Momento Agrícola.
 
De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.
 
Safra 2021/22
 
O primeiro tema abordado nesta edição do Momento Agrícola é a safra de grãos da temporada 2021/22, que pode chegar a 291 milhões de toneladas, como revela levantamento divulgado na última quinta-feira (09.12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
 
De acordo com a 3ª estimativa da safra realizada pela Companhia, em novembro deste ano, foi registrado grande volume de chuva, chegando a ultrapassar a média em diversas localidades, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e no Matopiba, o que favorece o desenvolvimento das culturas de 1ª safra. No entanto, no Sul do país, a chuva registrada não foi suficiente para atingir a média em grande parte da região.
Soja e milho seguem como os dois principais produtos que puxam o bom resultado. Para a oleaginosa é esperada uma ampliação de 3,7% na área a ser semeada, chegando a 40,3 milhões de hectares.
 
Abate menor
 
O Momento Agrícola também discorre sobre o atual momento da pecuária de corte no Brasil. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou essa semana (quarta, 08) o resultado da Estatística da Produção Pecuária. Os dados apontam que, no terceiro trimestre deste ano, foram abatidas 6,94 milhões de cabeças de bovinos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária.
 
O resultado representa queda de 10,7% frente ao mesmo período de 2020, e de 2% frente ao segundo trimestre. Foi o resultado mais baixo para um terceiro trimestre desde 2004.
 
O melhor desempenho no trimestre foi agosto, (2,52 milhões de cabeças) e setembro foi o de menor atividade (1,91 milhão de cabeças).
 
Outras
 
O Momento Agrícola também traz informações sobre as exportações de feijão (pulses). Acontece que, pela primeira vez na história, as vendas externas do feijão brasileiro ultrapassaram a marca das 200 mil toneladas.
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br