NOTÍCIA | Acrimat em Ação

Intensificação na produção é o destaque do Acrimat em Ação

A caravana já está em Juara para a palestra de hoje na ACRIVALE

Por: Assessoria de Imprensa da Acriamt
Publicado em 30 de Abril de 2016 , 16h21 - Atualizado 30 de Abril de 2016 as 16h21


A comitiva Acrimat em Ação inicia a etapa mais longa do circuito que passa por nove cidades das regiões Noroeste, Centro-Sul e Arinos. O projeto, que já está na sexta edição, e é promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) leva informações técnicas de qualidade para os produtores, registra demandas regionais e ainda coleta dados sobre a situação da produção de proteína vermelha. A Rota 3, iniciou em Barra do Bugres, no dia 27 de abril, passou por Brasnorte (28/04), e ainda percorre Tabaporã (29/04), Juara (30/04), Aripuanã (02/05), Colniza (03/05), Cotriguaçu (04/05), Castanheira (05/05) encerrando as palestras em Juína, no dia 6 de maio.

Para o presidente do Sindicato Rural de Barra do Bugres, que recebe o projeto pela primeira vez, a parceria entre entidade e pecuaristas é fundamental. “É nosso primeiro evento engrandeceu o produtor da região. As informações abrem novas opções e reforçam trabalho de intensificação que já vem sendo feito na região”, frisou Cidimar Luiz Sansão. Durante o evento o pecuarista João Nicolau Petroni atualizou sua associação à Acrimat. “Simbolicamente essa atualização representa dois importantes momentos para a entidade – um durante sua fundação e outro quando a Acrimat agora estadualizada representa a pecuária de Mato Grosso com ações nacionais e internacionais”, destacou Amado de Oliveira Filho, consultor da Acrimat e um dos responsáveis pelas mobilizações para o Acrimat em Ação.

Para o superintendente da Acrimat, Francisco de Sales Manzi, o tema das palestras está diretamente alinhado com o potencial das cidades por onde passará a terceira etapa. “Ao todo os nove municípios que visitaremos tem um total de mais de 4 milhões de cabeças de gado e quase 3 milhões de hectares de pastagens. Levar informação sobre aumento de produtividade para essas três importantes regiões que movem a pecuária de Mato Grosso é extremamente estratégico”, destacou Manzi.

O lançamento da Rota 3 ainda contou com a presença do presidente do Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte (Fabov) - Jorge Pires de Miranda, do superintendente do Fabov - Allan Paulino e do presidente do Instituto de Carnes de Mato Grosso (IMAC) - Luciano Vacari. Para Jorge Pires, o estado é destaque não só em tamanho de seu rebanho. “Mato Grosso tem o maior rebanho e representa a pecuária de maior destaque do Brasil. Esse status deve-se a capacidade de produção e gestão de negócios de cada pecuarista. Informações sobre tecnologias, como as da palestra de hoje, fazem com que nossa pecuária seja cada vez mais referência em produtividade e qualidade”, reforçou Jorge Pires.

Entre os objetivos do Acrimat em Ação, estão a oferta de conhecimento técnico sobre assuntos pertinentes à pecuária de corte; fomento de discussões que estimulem o desenvolvimento da pecuária; integração entre os produtores; e captar demandas específicas de cada região. Além de toda estrutura de realização, o Acrimat em Ação ainda traça um panorama estadual da pecuária. Os questionários estratégicos sobre os temas do setor, respondido pelos participantes nas palestras, trazem o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) – parceiro da Acrimat, dados de todas as regiões.  Como resultado dessa pesquisa, no ano passado o Panorama Pecuário de MT, apontou um crescimento de 70% na produtividade arroba/hectare nos últimos 10 anos.

Ao todo, nas cinco edições anteriores, mais de 17 mil pessoas, entre pecuaristas de pequeno, médio e grande porte e lideranças empresariais do agronegócio, participaram do programa desde 2011. Só em 2015, foram 5.300 presentes nos eventos. Além das palestras, cada rota ainda tem visitas técnicas nas fazendas das regiões para conhecer e acompanhar o desempenho e as inovações dos produtores.

A comitiva deve rodar os 12 mil quilômetros do trajeto em 5 veículos e é composta pela equipe técnica e estratégica da Acrimat, imprensa e os parceiros. Para realizar do programa a Acrimat contou com parceiros que acreditam no programa e apoiam sua realização pelo fortalecimento da pecuária mato-grossense – Senar, Sicredi, Ouro Fino, Fabov e Toyota – Via Láctea, Orion e Canopus.

Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br