NOTÍCIA | FLAGRANTE

Fiscais do Ibama flagram cultivo de soja em fazenda embargada em MT

Fiscais do Ibama flagram cultivo de soja em fazenda embargada em MT

Por: G1 MT
Publicado em 21 de Fevereiro de 2013 , 09h39 - Atualizado 21 de Fevereiro de 2013 as 09h39


Uma fazenda localizada no município de Santa Carmem, a 493 quilômetros de Cuiabá, na região norte de Mato Grosso estava sendo usada para o cultivo de grãos, mesmo depois de ter sido embargada.


A descoberta ocorreu durante uma operação realizada por fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).

Máquinas e produção de arroz foram apreendidas.


   
A área de quase 2 mil hectares foi embargada em 2012 por desmatamento ilegal.


Desse modo, o proprietário não poderia usá-la para nenhuma atividade, mas há locais com vestígios de lavoura recém colhida e máquinas trabalhando no campo.


O dono da fazenda não foi localizado. Os fiscais ainda apreenderam quase 70 toneladas de arroz que já tinham sido levadas para um armazém em Sinop, que também poderá ser multado.


O operador de máquina recebeu ordem para suspender o trabalho. Ele já estava no local há duas semanas e iria ficar por mais uns 20 dias até terminar a colheita.

´Essa área foi desmatada recentemente, então ainda é uma área que pode ser recuperada. A nossa ideia é não permitir mais nenhum tipo de lavoura nessa área para que haja reflorestamento´, disse o superintendente do Ibama, Marcus Keynes.




Um caminhão carregado de arroz também foi apreendido pelos fiscais. Os grãos, segundo o Ibama, podem ser doados para programas sociais.

´Sou operador e estava fazendo o plantio, mas não sabia de nada. Agora, perdi o meu trabalho´, disse um operador de máquina que estava no local.



Além da colheitadeira e do caminhão, os fiscais apreenderam três tratores, um pulverizados e uma plantadeira.


´Com esse plantio, descumpriram completamente as punições que o Ibama vêm aplicando, então vamos apreender o maquinário e do grão colhido´, frisou o chefe de fiscalização do Ibama em Mato Grosso, Werikson Trigueiro.


Aproximadamente 457 hectares foram usados para o plantio. Havia indícios de que alguns lugares intactos estariam prestes a ser desmatados.

Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br