NOTÍCIA | AGROPRODUÇÃO/SOJA

Clima favorável e novas tecnologias garantem boa produção de soja em Tocantins

Clima favorável e novas tecnologias garantem boa produção de soja em Tocantins

Por: DO PORTAL DO AGRONEGÓCIO
Publicado em 04 de Julho de 2014 , 09h17 - Atualizado 04 de Julho de 2014 as 09h17


A safra 2013/2014 de soja se encerrou em Tocantins. Mas, os produtores já estão fazendo o preparo de solo e comprando os insumos para a nova plantação que começa em outubro, junto com as chuvas.

 

Apesar de outros Estados próximos terem perdido um pouco na produção em relação ao clima, Tocantins é privilegiado quando a questão é o tempo. De acordo com a meteorologista da Climatempo Bianca Lobo, por estar em uma região de baixa latitude, a insolação varia muito pouco ao longo do ano. “Mesmo a chuva ficando abaixo da média climatológica entre os meses de janeiro e março, ela ainda foi significativa e não comprometeu as plantações do Estado”, afirma Bianca.

 

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, Genebaldo Queiroz, a produção ultrapassou quase dois milhões e duzentas toneladas de soja, superando bastante os outros anos. “Aqui a área plantada tem crescido, as tecnologias têm evoluído cada vez mais e nenhum problema climático afetou o Estado. O cenário é positivo, nossa expectativa é que as safras continuem em crescimento”, diz o agrônomo.

 

Na última terça-feira (1), o Estado iniciou o vazio sanitário da soja. Nas várzeas tropicais, como em Araguaia e Lagoa da Confusão, há a permissão de plantar soja para semente, já que o clima auxiliou com a chuva e garantiu uma boa reserva de água nos lagos que abastecem o sistema de irrigação. As temperaturas altas também favorecem o desenvolvimento das sementes.

 

O clima ideal para que as plantações de soja continuem indo bem são temperaturas e luminosidades altas, chuvas na quantidade desejada, sem excesso e sem falta. “Tivemos essa condição o período todo também no milho safrinha, as chuvas foram regulares até o final de maio. Até quem plantou atrasado está conseguindo uma boa produção”, diz Queiroz.

 

A temporada mais seca no Estado começou em abril, mas é uma situação bem característica da região e os agricultores não são pegos de surpresa com a irregularidade das chuvas que se segue até o mês de setembro. A temporada chuvosa começa no mês de outubro, mas, segundo a Climatempo, não há otimismo neste ano, pois o El Niño se concretiza e pode provocar a diminuição das chuvas na região.

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br