NOTÍCIA |

Chuva fora de época preocupa produtores de milho em Sorriso

Por: Agronegocio
Publicado em 10 de Julho de 2015 , 08h02 - Atualizado 10 de Julho de 2015 as 08h02


A chuva que há dois dias insiste cai em Sorriso começa a preocupar os produtores de milho, principalmente aqueles que tem os grãos já colhidos desta safra e guardados em armazéns. Fora de época, ela tem atingido ainda outras cidades do estado.
 
 
Em um armazém de uma cooperativa, localizado as margens da MT-242, que da acesso a Nova Ubiratã, 8 mil toneladas estão guardadas fora dos silos e as greves dos caminhoneiros ocorridas duas vezes neste ano atrasou a logística dos portos brasileiros, agravando a situação.
 
 
Os navios se sobrecarregaram e não conseguiram despachar toda a safra de soja, que ainda ocupam grande espaço nos silos. Diante disso, o milho não tem outro lugar para ser guardado a não ser ao relento, como explica o gerente da cooperativa, Anderson Oro.
 
 
“Começou com a greve dos caminhoneiros, tiveram aquelas paradas de 15 a 20 dias, então esse tempo ficou sem embarcar (a soja), outra questão é a super safra de milho, está produzindo muito, o produtor não tem o que fazer e acaba armazenando pra tentar vender mais pra frente e as empresas que compraram para poder carregar durante a safra, não estão conseguindo, pois a previsão de embarque é só depois do dia 20 de julho.”
 
 
Caso as chuvas não dêem trégua, os armazéns terão grande prejuízo, pois, molhado, o milho não tem serventia. “A partir do momento em que a cooperativa recebe, a responsabilidade é dela. Uma chuva talvez não afete tanto, mas se começar a chover muito em cima do milho, vamos ter problema de estragar o milho, ele arder”, completou Anderson.
 
 
Até o momento,  cerca de 35% do milho plantado em Sorriso já foi colhido, segundo o Sindicato Rural do município. Contudo, o grão que ainda está na lavoura não deve ser afetado pela chuva, como explica o presidente da entidade, Laércio Lenz. “O milho que está na lavoura, na propriedade, um dia ou dois de chuva não chega a atrapalhar, nem se chover mais um dia também, não chega a dar prejuízo no milho.
 
 
O problema maior, talvez, pelo que a gente vê, seja no algodão. Algumas propriedades que pegaram chuva forte no algodão e continua essa garoa aí até pode prejudicar um pouco, mas a questão do milho acredito que não terá problema nenhum.”
 
 
A colheita, se tudo ocorrer conforme o planejado, deve ser encerrada em no máximo 30 dias.
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br