NOTÍCIA | RISCO INDIANO

Caramujo indiano perigoso é encontrado em Chapada dos Guimarães

Morador fotografou a espécie e encaminhou email para pesquisadora da Unesp, que confirmou caso

Por: Mídia News
Publicado em 17 de Dezembro de 2021 , 17h09 - Atualizado 17 de Dezembro de 2021 as 17h14


Reprodução - imagem ilustrativa

Um morador de Chapada dos Guimarães identificou a presença de uma espécie de caracol indiano, considerado perigoso e que pode transmitir doenças graves, como a meningite.

Após encontrar o bicho em sua residência, o morador o fotografou e encaminhou um email a uma especialista da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo), que estuda a propagação do caracol no Brasil.

"Infelizmente, trata-se do caracol indiano", respondeu a biologa. A espécie invasora está sendo investigada em pelo menos sete estados brasileiros. Natural da Índia, o caracol é um possível hospedeiro de vermes causadores de doenças gastrointestinais e até de meningite.

Pesquisadores da Unesp já confirmaram a presença desses animais no Paraná e em São Paulo. Há relatos também em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás.

Ao menos duas espécies de nematoides consideradas causadoras de doenças podem usar esse invasor em seu ciclo. O Angiostrongylus cantonensis, que pode provocar meningite ou meningoencefalite, e o Angiostrongylus costaricensis, que provoca a angiostrongilose abdominal, infecção que provoca dor semelhante à apendicite.

A transmissão dessas doenças na Índia, por meio desses caracóis, já é bem documentada. Ainda não é possível saber se os indivíduos invasores identificados no Brasil estão infectados por esses nematoides, comuns em ratos.

Por precaução, os cientistas recomendam o uso de luvas ou sacolas plásticas, durante o manuseio, a qualquer pessoa que se depare com um deles. Ainda não é possível saber se os indivíduos invasores identificados no Brasil estão infectados por esses nematoides, comuns em ratos.

COMO IDENTIFICAR 

O caracol indiano, é de fácil identificação. É pequeno, possui uma casca delicada na cor âmbar, chegando no máximo ao tamanho de uma moeda de R$ 1.

Sua atividade é maior à noite e após as chuvas. Uma característica importante desta praga é a saliência carnuda e pontiaguda na ponta da cauda.

Quando relaxado, possui uma ponta de carne que se estende para trás, ao redor ou sobre a concha, diferenciando-o de outros caramujos terrestres.

O QUE FAZER CASO ENCONTRE

Caso ocorra uma infestação deste caracol, a recomendação é que a pessoa efetue o registro com fotografias e vídeos e entre em contato com o órgão ambiental do seu município ou, na ausência de um órgão municipal, as autoridades ambientais de seu estado, para que façam o manejo adequado.

Protocolos de manejo para evitar que se torne uma praga, só serão definidos após um estudo detalhado da presença desse animal no País.

Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br