NOTÍCIA | Agrícolas

CAMEX aprova pedido da UBABEF por consultas sobre as barreiras da INdonésia às exportações brasileiras de frango

CAMEX aprova pedido da UBABEF por consultas sobre as barreiras da INdonésia às exportações brasileiras de frango

Por: Assessoria de Comunicação INSIGHT
Publicado em 02 de Janeiro de 2014 , 11h59 - Atualizado 02 de Janeiro de 2014 as 11h59


A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou, por unanimidade, o pedido feito pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF) para pedir consultas formais à Indonésia, perante a Organização Mundial do Comércio (OMC) com relação às barreiras impostas às exportações de carne de frango do Brasil para o destino asiático. A aprovação aconteceu na última reunião promovida pela Camex, no dia 18 de dezembro, em Brasília (DF).

 

De acordo com o presidente da UBABEF, Francisco Turra, as consultas – feitas junto ao Órgão de Solução de Controvérsias da OMC - são a primeira fase do procedimento para solucionar litígios naquela organização internacional.

 

Desde 2009, a Indonésia impõe barreiras injustificadas ao ingresso de carne de frango em seu mercado, barreiras que, conforme explica o presidente da UBABEF, são inconsistentes com seus compromissos perante a OMC.

 

“A UBABEF trabalhará conjuntamente com o Governo Federal brasileiro no apoio ao caso, e espera que uma solução mutuamente satisfatória possa ser encontrada. Afinal, quem está na OMC deve obedecer às regras da organização, seja o Brasil, a Indonésia ou qualquer um dos países membros”, destaca.

 

A Barral M Jorge Consultores Associados foi contratada pela UBABEF para a consulta na OMC sobre a Indonésia. Nesse sentido, a consultoria está apoiando o Governo brasileiro no acompanhamento do caso e na entrega de toda a documentação e histórico pertinente com vistas a uma solução positiva para a controvérsia.

 

Importante mercado - A Indonésia possui 238 milhões de habitantes e é o quarto país mais populoso do mundo, precedido apenas por China, Índia e Estados Unidos. A indústria doméstica indonésia produz cerca de 900 mil toneladas de carne de frango por ano - número relativamente baixo se relacionado com o número de habitantes. O consumo per capita médio indonésio é de 3,8 quilos de carne de frango por ano por habitante (para se ter uma ideia, o consumo per capita brasileiro foi de 45 quilos em 2012).

 

A tentativa brasileira de negociar com a Indonésia a mudança de suas regras, de forma a permitir o ingresso do frango brasileiro, não é recente. Em 2010, o Brasil entregou à Indonésia uma proposta de Certificado Sanitário Internacional para frango in natura, peru e pato. Houve sinalização por parte da Indonésia para a inicialização dos procedimentos de habilitação de frigoríficos para a exportação dos produtos brasileiros de perus e patos. O processo, porém, nunca se concluiu, ainda que o governo da Indonésia tenha se comprometido a dar respostas à situação das carnes brasileiras.

 

Além das tentativas de entendimento bilaterais, o Brasil apresentou preocupações comerciais específicas no âmbito do Comitê de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (conhecido como Comitê SPS) da OMC entre 2010 e 2011. Em outubro de 2013, o Brasil questionou formalmente a Indonésia no âmbito do Comitê SPS. Não houve resposta aos principais questionamentos apresentados.

Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br